Press "Enter" to skip to content

ADAPI informa novos prazos para vacinação contra febre aftosa

Last updated on 27 de junho de 2013

Em decorrência da irregularidade de chuvas em 2013 a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e a Superintendência Federal da Agricultura suspenderam a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que aconteceria em maio, e anteciparam para julho a segunda etapa, que seria em novembro. Segundo a Agência a decisão está relacionada à situação nutricional dos animais que, em julho, ainda dispõem de pastagens que os manterão em condições adequadas para receber a vacina.

O membro da ADAPI, em Amarante(PI), Gerardo Lira, afirma que em novembro o bovino estará muito magro e não terá em condições de receber o produto biológico. “Não se pode inocular um produto biológico em um organismo fragilizado, pois a eficácia da vacina não será a mesma”, explica.

O município de Amarante conta com 12.5 mil bovinos. Como estratégia para o alcance da meta que é de 100%, a Adapi fará a vacina oficial, indo à propriedade após agendamento, e também a assistida, indo às propriedades mais propensas à febre aftosa. Como exemplo deste último caso estão as áreas contíguas a lixões e as propriedades onde acontecem as vaquejadas porque recebem animais de fora do município e/ou de outros estado.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *