risco de cãncer suco de frutas estudo

Estudo alerta para aumento do risco de câncer por consumo de suco de frutas

Hospital de Olhos
Publicidade | Somos Notícia

Um estudo, que foi publicado nessa quinta-feira no British Medicinal Journal, apontou que tomar suco de frutas todos os dias pode aumentar consideravelmente o risco de câncer, inclusive os que são 100% naturais.

Apenas 100 mililitros (ml) são o suficiente para um aumento de 12% na propensão para o desenvolvimento da doença em geral. A pesquisa indica ainda que o risco é maior para câncer de mama. Em caso de bebidas gasosas como refrigerantes, o risco já é de 18% e 22%.

Pesquisadores afirmam que o açúcar contido nas bebidas é o principal vilão. “O alto consumo de bebidas açucaradas é um fator de risco para obesidade e ganho de peso. E a obesidade é, em si, um fator de risco para o câncer”, explicou Mathilde Touvier, principal autora do estudo, à CNN.

Clique no banner e faça suas apostas | Somos Notícia

Os estudiosos reforçaram que pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) normal têm riscos semelhantes para o câncer em decorrência de sucos de frutas, tanto artificiais quanto naturais, e também os refrigerantes. De acordo com o estudo, as bebias promovem o acúmulo de gordura corporal no entorno do abdômen, embora a pessoa esteja com o peso adequado.

Publicidade | Somos Notícia

Essa associação não foi encontrada em pessoas que têm o hábito de ingerir versões diet, o que indica que o açúcar pode, realmente, ser o elemento que leva ao resultado. Uma observação dos estudiosos é que esse achado deve ser interpretado com cautela, considerando que o consumo de bebidas dietéticas entre os participantes foi baixo.

Segundo dados da pesquisa, não há como precisar a relação direta que explique a razão de bebidas açucaradas podem causar câncer sem que haja mais investigações.

O mais importante, segundo a pesquisa, o ideal é que não seja ingerido mais que um copo de suco por dia, evitando bebidas industrializadas. “A mensagem da totalidade das evidências sobre o consumo excessivo de açúcar e vários resultados de saúde é clara: reduzir a quantidade de açúcar em nossa dieta é extremamente importante”, disse Amelia Lake, da Teesside University, na Inglaterra.

Publicidade | Somos Notícia
Publicidade | Somos Notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *