Alimentação saudável durante as férias

Hospital de Olhos
Publicidade | Somos Notícia

Teoricamente subtende-se que durante o período das férias (do trabalho ou escolares), haverá tempo suficiente para pararmos um pouco e dar atenção para nossa saúde, cuidar melhor da alimentação, preparar nossas próprias refeições e dedicar-se para prática de exercícios físicos, porém, ocorre exatamente ao contrário, não generalizando, o que acontece é um exagero na ingestão calórica (ingestão de alimentos e bebidas a mais que o normal) e consequentemente um aumento no peso habitual. 

Geralmente quando se fala de férias logo pensamos em “desconectar de tudo”, o que inclui muitas vezes não se apegar a um horário para realizar determinadas atividades, mesmo aquelas que são essenciais para um bom funcionamento do organismo, tais como: horários para dormir, para práticas de exercícios físicos e para realizar as refeições (café, lanches, almoço, jantar e ceia).

Sabe-se que é extremante importante não pular nenhuma dessas, devido ao risco de aumento na ingestão de alimentos na refeição seguinte, já que a fome também será maior, contudo em dias normais isso já não é uma tarefa fácil e no período das férias fica ainda mais complicado e essa ausência de horários fixos, de uma rotina, acaba comprometendo e desregulando todo metabolismo.

Clique no banner e faça suas apostas | Somos Notícia

Então o que fazer? É possível manter uma boa alimentação de acordo com as leis da alimentação (harmonia, equilíbrio, qualidade e adequação) mesmo nas férias? A resposta é sim. Se desconecte de tudo, do trabalho, da faculdade, da escola mas nunca da sua alimentação, pois ela é responsável pelo seu bem estar físico e até mesmo emocional, é através dela que teremos energia necessária para manter toda funcionalidade do nosso corpo e desempenha desde as mais simples até a mais complexa tarefa do dia-a-dia.

Publicidade | Somos Notícia

Procure manter sempre uma rotina, uma dica é a boa e velha programação, no dia anterior trace o que, onde e como será suas refeições, lembrando que sempre haverá opções saudáveis, a escolha será sua, quais alimentos ira ou não consumir. Além disso, caso prefira, você pode optar por levar consigo frutas secas, castanhas e algum tipo de fruta que não se deteriorará rapidamente (dê preferência para as frutas regionais e da época, devido ao seu custo benefício), para consumir nos intervalos das refeições durante suas viagens e/ou passeios. Se atentando sempre para quantidade.

Quando não conseguir resistir as tentações que são frequentemente ofertados nessa época (guloseimas em geral), por que não dar uma volta caminhando ou de bicicleta na hora de apreciar os pontos turísticos do local onde você está passando as suas férias, para compensar o exagero? assim você estará, sem perceber, se movimentando e praticando exercícios físicos de modo prazeroso e ao mesmo tempo equilibrando a balança. Perca o hábito de utilizar carros e motos quando o lugar não for tão distante, vale apenas se exercitar e sua saúde agradece.

Não se sinta derrotado(a) quando vez ou outra extrapolar, em vez disso procure estratégias para conseguir saldo positivo, lembre-se que a chave de tudo é manter o equilíbrio e desenvolver hábitos saudáveis. Segue algumas recomendações para essa época tão esperada, as férias:

  • Beba muita água, é vital manter-se hidratado, principalmente pela alta ingestão de bebidas alcoólicas nesse período; 
  • Sempre prefira os alimentos in natura (naturais), quando não for possível, opte pelo alimento minimamente processado (sofrem pequenos processos, porém não são adicionado nenhum ingrediente extra);
  • Evite frituras, existe certos tipos de alimentos que vai ao forno ao invés do óleo, tenha sábias escolhas;
  • Não passe vontade, mas mantenha o equilíbrio;
  • Prefira sucos naturais (sem adição de açúcares ou com o mínimo de açúcar possível), ao invés de refrigerantes. Água de coco sempre é uma boa escolha;
  • E por último e não menos importante, mexa-se.
Publicidade | Somos Notícia
Publicidade | Somos Notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *