Saiba o que é confusão de bico e como evitar que aconteça com seu bebê

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


source
mãe amamentando bebê ao ar livre
Pexels/Wendy Wei

É preciso que a mãe tenha suporte para que a confusão de bico não aconteça, diz obstetra Carolina Curci


Ao passo que a  amamentação é a etapa mais importante na vida de um recém-nascido, sabe-se que ela pode ser uma tarefa difícil e que demanda muito esforço emocional e fisiológico das mães. Uma das situações mais amedrontadoras é quando o bebê começa a fazer a confusão de bico — e passa a negar o seio.


A confusão de bico acontece depois da introdução de bicos artificiais ao bebê, como chupetas e mamadeiras. Esses assessórios também podem causar problemas no palato e alterar o desenvolvimento bucal da criança.

“Quanto mais tarde esse problema for detectado maior será o trabalho necessário para recuperar a amamentação, que pode até acabar em um desmame precoce”, diz a ginecologista e obstetra Carolina Curci.

O que é a confusão de bico?

Esse termo é usado para explicar a dificuldade que algumas mães podem ter para continuar fazendo a amamentação depois que os bebês foram introduzidos aos bicos artificiais. Os movimentos de sucção feitos pelo bebê são diferente nas duas ocasiões, o que pode confundir o bebê na hora de mamar. Devido à dificuldade de ordenhar o leite materno , muitos casos resultam no desmame precoce.

Como sei que o bebê está passando pela confusão de bico?

A médica afirma que é muito importante prestar atenção no comportamento da criança na hora da amamentação. “O problema pode ser detectado quando o bebê passa a morder o seio, se começar a abrir um pouco mais a boquinha, se parecer cansado ou se pegar o bico do seio como se estivesse pegando na mamadeira”, explica Carolina. “Também é preciso avaliar se o bebê fica irritado quando seu seio fica flácido ou se começa a chorar na hora de amamentar”, continua.

Como posso evitar que o bebê tenha confusão de bico?

Para que a confusão de bico não aconteça é importante evitar a introdução da chupeta e da mamadeira, principalmente nas sete primeiras semanas do recém-nascido . Parece uma tarefa simples, mas pode ser muito complicado do ponto de vista da mãe. As mulheres se sentem culpadas e nervosas quando a situação acontece.

Por isso, Carolina afirma que é fundamental que a mulher tenha uma rede de apoio e muita ajuda. “Essa mãe precisa de todo suporte para fazer amamentação a livre demanda. Ao ajudá-la, é mais provável que os bicos artificiais sejam evitados”, diz.

A confusão de bico já está acontecendo. Como reverter?

O processo de reversão da confusão de bico demanda muito cuidado e paciência, principalmente porque o bebê não sabe que está cometendo um erro. Para isso, a médica recomenda caprichar no colo materno e do contato pele a pele para restaurar o vínculo do bebê com a mãe.

Esse contato pode ser feito não apenas quando a criança está fazendo a amamentação. Para isso, é indica o uso do sling. A obstetra aacrescenta que é preciso ter calma e não se culpar. “Não existe receita de bolo, existe uma mamãe ansiosa e um bebê que não sabe o que está fazendo”, diz.

Fonte: IG Mulher

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist