Oferendas para fazer a Iemanjá na virada do ano

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


source

João Bidu

undefined
Redao Joo Bidu

Oferendas para fazer a Iemanj na virada do ano

Mesmo que se comemore seu dia em 2 de fevereiro, muitas pessoas têm o costume de fazer oferendas para Iemanjá no Ano-Novo. Essas homenagens na virada do ano acontecem sempre nas praias, em que as pessoas colocam flores, velas, cocadas brancas e perfumes em pequenas embarcações à beira-mar. Este é o local mais indicado para realizar as oferendas para este orixá, em agradecimento ao ano que se passou. 

Além dos barquinhos, é comum também ver as pessoas jogando flores contra a água, em reverência a ela. Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Quais são as oferendas para Iemanjá

Iemanjá é a rainha das águas e da vida. Ela também é a protetora das mulheres e mãe de todos os Orixás. Sua dança imita os movimentos das ondas do mar, movendo as mãos como se estivesse lavando o mundo. 

A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas. 

No Ano-Novo, muitas pessoas também oferecem perfumes, jóias e espelhos, já que Iemanjá é vaidosa. Vale lembrar que mesmo na tradição existe uma preocupação grande com a natureza. 

Por isso, quando um perfume é oferecido, as pessoas apenas despejam o líquido em cima das flores e frutas na embarcação, jogando o frasco no lixo. Já em relação às jóias e espelhos, ambos são deixados no terreiro aos pés dos orixás ou usados pela pessoa. 

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist