Melasma: como reconhecer e cuidar das manchas escuras que afetam a pele facial

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


source
mulher vista do nariz ao queixo com manchas escuras no rosto
Reprodução

O melasma causa manchas escuras no rosto e é mais propenso em mulheres, que representam 90% dos casos

Os cuidados com a pele são fundamentais em todas as épocas do ano, mas no verão essa rotina precisa ser redobrada . Em algumas pessoas, a estação pode causar manchas escuras no rosto, mas saiba que isso tem nome: melasma.

O melasma é um problema crônico. As manchas podem aparecer com maior frequência em locais como testa, buço, bochechas e dorso no nariz, e são impulsionadas por três fatores: sol, calor e hormônios — o que torna essas pessoas mais vulneráveis durante o verão.

O melasma também pode ser desencadeado por transtornos emocionais. “Com o estresse há o aumento do cortisol no organismo e ele atua diretamente na Tirosinase, que é a enzima que regula a produção da melanina. Portanto, esse estado de estresse irá piorar as manchas”, explica a dermatologista Simone Stringhini.

As mulheres representam 90% dos casos, segundo artigo científico The Journal of Dermatology. Entre elas, as gestantes têm mais chances de desenvolver manchas escuras no rosto por conta dos hormônios; além de pessoas de  pele negra, parda e que são de descendência asiática e latina.

Mesmo diante da gravidade, pessoas que têm melasma podem prevenir e cuidar das manchas por meio de cuidados básicos como manter a temperatura do rosto amena. Veja como.

Escolha bem e use sempre o protetor solar

Portadores do melasma precisam usar filtro solar com FPS acima de 50 e com cor (como se fosse uma maquiagem). É preciso que o líquido seja bem espesso para que possa cobrir e aderir bem na pele. Assim, cria-se uma barreira de proteção que bloqueará os raios solares com mais eficácia.

As luzes artificiais também podem agravar o melasma, então é importante usar até mesmo no inverno e dentro de casa. “O uso do  protetor solar tem que ser um hábito diário”, diz a dermatologista. Leve sempre um com você na bolsa.

Água termal é uma aliada

A água termal é fundamental para as pessoas que têm melasma para manter a temperatura da pele fresca, o que ajuda a controlar o melasma. “Durante o verão, use água termal no rosto e leve na bolsa quando for sair. Pode deixar a água termal na geladeira e pegar antes de sair para conservar a baixa temperatura”, orienta Stringhini.

Se for sair, use chapéu ou boné

Seja para ir à praia ou para uma simples atividade ao ar livre, o chapéu e o boné precisam ser usados como mais uma camada protetora contra os raios solares. Outra dica é usar camisas de manga longa que tenham proteção solar, porque mesmo que a maior parte das manchas escuras apareçam no rosto, qualquer parte do corpo que se expuser ao sol também pode apresentar melasma.

Pílulas anticoncepcionais agravam o problema

Por dilatar os vasos sanguíneos e pela alta ingestão de hormônios, o melasma pode ser agravado ou despertado se a pessoa usar pílulas anticoncepcionais. É um processo similar ao que acontece com mulheres gestantes.

Como o melasma pode ser tratado?

Os tratamentos podem ser realizados com medicamentos específicos, como cremes clareadores; medicamentos orais; e tratamentos dermatológicos realizados em consultórios. Na maior parte das vezes, os medicamentos orais e os cremes clareadores são combinados.

Nos casos mais persistentes, são realizados tratamentos como peeling, microagulhamento (IPCA) e lasers. Mas antes de iniciar qualquer tratamento, é importante consultar um dermatologista para ter o direcionamento correto.

Fonte: IG Mulher

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist