Grupo de mulheres do Quirguistão projeta 1º satélite da história do país

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


source
mulheres mexendo em pequeno satélite
Kloop media/Kyrgyz Space Program

Mulheres querem lançar o primeiro satélite do país após independência da União Soviética

Um programa especial de jovens mulheres entre 18 e 25 anos estão projetando o primeiro satélite da história do Quirguistão após a independência da União Soviética. Além das inovações científicas, o grupo quer se tornar inspiração e  referência para outras mulheres no país.

De acordo com a diretora do programa, Kyzzhibek Batyrkanova, as mulheres estão aprendendo a fazer ciência por meio de livros, Google, tutoriais do YouTube e com especialistas do exterior. Elas trabalham em um tipo de satélite pequeno e em formato cúbico, chamado CubeSat, que é usado para receber informações sobre os arredores da órbita terrestre.

Um dos obstáculos que as garotas enfrentam atualmente é o baixo orçamento, de US$ 1.200. O dinheiro é recebido por meio de vaquinhas e doações de ONGs e não conta com ajuda governamental. Até o lançamento, que deve acontecer neste ano, elas precisam de US$ 250 mil.

“Queremos, um dia, levar o projeto a uma universidade, para que ele possa ser mantido e expandido sem precisar de novas vaquinhas. Que se torne mais sustentável e continue inspirando as mulheres daqui”, afirmou Aidana Aidarbekova, uma das integrantes do programa, para o Uol.

Mesmo assim, elas querem mostrar para as mulheres do país que elas podem ser mais do que apenas donas de casa. Segundo Aidarbekova, a cultura do país asiático é baseada em estereótipos de gênero. Além disso, ONGs locais apontam que 13% das meninas do Quirguistão se casam antes dos 18 anos e 12 mil são sequestradas todos os anos para se casar com o próprio autor do sequestro.

“As meninas que participam do projeto são, agora, todas feministas. A nossa iniciativa impacta a auto-estima das garotas e até as jovens de fora do programa espacial reimaginam seus papéis na sociedade”, diz Batyrkanova ao portal.

Fonte: IG Mulher

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist