Dia de Oxóssi: o orixá da caça e da fartura

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


source

João Bidu

undefined
Redação João Bidu

Dia de Oxóssi: o orixá da caça e da fartura

Oxóssi é considerado o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, protegendo os caçadores e caminhantes. Seu domínio é a mata. Guerreiro e solitário, é tradicionalmente associado à Lua, já que a noite é o seu melhor momento para caçar. Ele também é considerado o orixá da fartura. O símbolo de Oxóssi é uma árvore de sete ramos, encimada por um pássaro, essência da força da árvore.

O chifre ou berrante também simboliza e significa tanto fertilidade como o meio que o homem terreno pode utilizar para se fazer escutar do céu. Oxóssi também é dono de um cetro feito de rabo de touro para com ele controlar os espíritos da floresta. Nota-se que, na metafísica africana, a floresta é o reino dos espíritos, em que cada árvore corresponde à alma de um ser manifestado. É no seu domínio que se encontram as ervas medicinais e as ervas sagradas, os remédios e os venenos pertencentes a Ossaim, motivo pelo qual os dois orixás estão ligados.

O Oxóssi da caça se veste com túnica branca, por cima da qual leva uma roupa de caçador. Seu chapéu tem plumagens. O habitat de Oxóssi é a floresta, sendo simbolizado pelas cores verde na Umbanda, e recebendo a cor azul-clara no Candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada nesse último. Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo elementos que remetem à floresta, tais como penas e sementes.

No Candomblé, Oxóssi dança rapidamente, como se estivesse caçando, e segura arco e flecha (ofá) feitos de aço. Carrega capanga (uma bolsa de couro onde guarda a caça) e cabacinhas para guardar água e pólvora para sua espingarda. Usa braceletes e pulseiras largas. No sincretismo religioso, Oxóssi aparece como São Sebastião (santo católico), tendo a data de comemoração em 20 de janeiro.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link !

Filhos de Oxóssi

As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir à noite, como os caçadores. São falantes, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, sabem como lançar uma flecha para acertar o alvo. Sabem dominar mas, quando raivosos, ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam, são zelosos e fiéis, não toleram ser enganados. São muito trabalhadores e honestos.

Como montar o guia

Oxóssi – protetor de Touro

Você viu?

Saudação: “O kiarô”.

Cores: azul-claro, verde-claro e branco. Em uma quinta-feira, monte sua guia, coloque-a sobre um pano branco e acenda, ao lado, uma vela azul-claro. Faça uma oração que goste.

Características

Cor: azul-turquesa. 

Dia: quinta-feira.

Essência: madeira, pois ativa a sorte. Deve ser usada para atrair dinheiro e fartura na família. Ele auxilia a nunca faltar os alimentos na mesa. 

Oferenda: milho vermelho com lascas de coco. 

Talismã: arco e flecha. 

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist