Decoração: cinco truques para  refrescar a casa no verão

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


source
sala de estar ampla e com varanda ampla
João Ribeiro

Veja como tornar a casa mais fresca e agradável durante o verão

O verão é a estação mais adorada de quem adora se bronzear, tomar um banho de mar, dar um mergulho ou caminhar no calor. Mas pode ser um pesadelo na hora de ficar em casa, já que o calor eleva a sensação térmica e deixa os espaços do lar ainda mais quentes. Saiba que dá para usar a  arquitetura e a decoração como aliadas para refrescar a casa.

Para saber como fazer isso, as arquitetas Carina Dal Fabbro, Júlia Guadix e Pati Cillo dão cinco dicas de decoração capazes de refrescar a casa. Confira.

1- Escolha cores claras

cor escolhida para pintar as paredes são capazes de dar o tom do ambiente e podem influenciar na temperatura do cômodo. Por isso, o ideal é investir em cores claras e naturais. Dal Fabbro indica o coral e o rosé como boas opções.

Para deixar o clima da casa mais ameno, considere guardar almofadas, cortinas e tapetes escuros e usá-los durante o outono e inverno. Guadix indica estampas e tecidos como cetim e algodão, que são neutros, leves e naturais. “Para quem tem sofá de couro ou mais escuro, é possível cobri-lo com xale ou uma manta mais leve, como aquelas produzidas artesanalmente, para criar uma atmosfera fresquinha no ambiente”, sugere.

2- Mantenha a casa ventilada

O ar condicionado é um grande aliado nesse momento, mas existem projetos residenciais que não permitem a instalação do eletrodoméstico. Nesse caso, os ventiladores podem ajudar e muito. Para otimizar o uso, Cillo recomenda que eles sejam posicionados em diversos locais da casa e de costas para a janela. “Considere a instalação de ventiladores de teto em cômodos como sala de estar e dormitórios, além dos umidificadores, que colaboram na diminuição do calor, propiciando conforto térmico”, indica a arquiteta.

Caso você opte pelo uso dos umidificadores tenha cuidado: se ligado por muito tempo, ele pode aumentar a incidência de mofo e bolor e não fazem bem para saúde. Mesmo assim, Cillo afirma que o melhor mesmo é a ventilação natural. “Janelas e amplos vãos de porta idealizados durante o projeto arquitetônico contribuem para uma casa bem arejada e saudável”, finaliza.

3- Use plantas na decoração

As  plantas podem contribuir para um clima mais fresco e também ajudar no bem-estar dos moradores da casa. No entanto, apenas um vaso ou outro não será o suficiente para refrescar a casa. “O valioso é ter uma combinação de espécies, sempre lembrando que, quanto maior o tamanho da folha, mais a plantinha vai respirar e, assim, umedecer o ambiente”, diz Guadix. Se você não tem muito espaço, considere um jardim vertical .

As espécies mais indicadas para refrescar a casa são Jiboia, Avenca, Begonia, Samambaia, Costela de Adão e Filodendros. Isto porque elas conseguem se adaptar facilmente aos ambientes.

Mas lembre-se que elas precisam de luz natural, ventilação e devem ser regadas de acordo com suas particularidades. Para saber quando elas precisam de água, Cillo indica colocar a mão na terra e sentir se está seca. Nesse caso, é só colocar água novamente. Guadix acrescenta ainda que, dessa forma, as folhas ficam ainda mais bonitas.

4- Atente-se à iluminação

Dal Fabbro explica que a melhor iluminação para os ambientes é a luz branca quente devido a sua proximidade com a luz natural. As luzes incandescentes ou pendentes também podem ajudar a refrescar a casa; além disso, são econômicas e tornam os espaços mais aconchegantes.

5- Opte por produtos naturais na decoração

Além de embelezar os ambientes de acordo com a estação do ano, os itens decorativos conseguem influenciar no fresco e no clima dos ambientes. Busque decorar com materiais naturais como fibras, terracota e palhinha.  As flores também podem ajudar a acrescentar mais cor e vigor à casa.

Fonte: IG Mulher

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist