A flor do Natal: Conheça mais sobre a Poinsettia

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


source

João Bidu

undefined
Ana Melo

A flor do Natal: Conhea mais sobre a Poinsettia

Poinsettia é uma flor que sempre dá as caras nessas época do ano nas decorações de Natal. E não é à toa que ela é tão vista e usada, existe uma lenda que faz com que essa flor seja figura carimbada na época que marca o nascimento do menino Jesus Cristo, além de outros fatores. 

A Poinsettia é uma flor nativa da América Central, e pertence à família das Euforbiáceas. Apesar de serem comumente vistas em vasos, essas flores são consideradas de grande porte e formato arbóreo, podendo atingir até 3 metros de altura se forem plantadas em solo. As Poinsettias florescem somente uma vez a cada ano, no período do Natal.

O que engana na Poinsettia são as suas brácteas que são as folhas vermelhas de cor vibrantes para atrair os polinizadores já que suas flores são pequenas e pouco atraentes. Essa modificação ocorreu devido a sua necessidade de reprodução na natureza.

A tradição de usá-las nas decorações de Natal se espalhou a partir dos Estados Unidos, onde essas flores são chamadas de Christmas Star (estrela-do-natal) ou Christmas Flower (flor-do-natal). Seu uso se deve pelas cores vibrantes de vermelho e verde, cores típicas da celebração natalina.

A lenda da menina Pepita

A Poinsettia é bastante relacionada ao Natal também por uma lenda de origem mexicana que conta a história de uma menina pobre do México, chamada Pepita. 

A menina Pepita estava triste por não ter condições de presentear o Menino Jesus, porém, seu primo Pedro disse a ela que Jesus ficaria feliz e seria grato por receber qualquer presente que fosse de coração. 

Depois de pensar sobre o que seu primo falou, Pepita foi à beira da estrada e fez um ramo de folhagens que encontrou por lá. Porém, a menina ficava cada vez mais triste ao olhar o ramo que tinha em mãos enquanto caminhavam rumo à uma pequena capela da cidade. 

Ao chegarem, Pepita se aproximou do altar e lembrou-se da fala de seu primo, então encheu seu coração com pensamentos de amor e carinho, e colocou o ramo de folhagens no pé do presépio. De repente, as folhagens se transformaram em flores de cores vermelhas bem fortes. Todos que assistiram ao acontecimento tinham a certeza que estavam vendo um milagre acontecer. 

Origem do nome Poinsettia 

A origem do nome dessa planta e sua popularização começou por Joel Robert Poinsett, médico e botânico estadunidense, que exerceu o cargo de embaixador no México por um tempo e ficou encantado pela flor nativa de lá. Ao voltar para seu país, Poinsett presenteou amigos e conhecidos com mudas da flor e deu alguns exemplares para jardins botânicos. A flor foi batizada de Poinsettia em homenagem a Joel. 

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist