Menu...

16 de setembro de 2019

Dezenas de milhões de pessoas ficam sem energia elétrica na Argentina e Uruguai


Hospital de Olhos

Publicidade

Dezenas de milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica neste domingo na Argentina, Uruguai e parte do Paraguai. O problema teria iniciado por volta das 7h06 horário local.

A companhia Energética Edesur Argentina informou que ouve uma “falha maciça no sistema de interconexão”, deixando o Uruguai e toda a Argentina sem o fornecimento de energia elétrica.

O presidente Maurício Macri garante que vai abrir uma investigação sobre o apagão, considerando que a ocorrência foi “sem precedentes”. O secretário de Enercia, Gustavo Lopetegui, disse que esse tipo de falhas no sistema é comum, o que ele considerou incomum foi o encadeamento de acontecimentos que levaram ao apagão.

Publicidade

“Não há razões para que (o apagão) tenha acontecido, mas aconteceu, e é algo muito grave. Não podemos deixar o país sem eletricidade de um momento para outro”, disse Lopetegui, explicando que a desconexão do sistema é automática, quando há um problema, para evitar danos maiores. “É muito fora do comum o que aconteceu, mas é preciso ser prudente e não nos aventurarmos em hipóteses”, completou.

A distribuidora argentina, Edenor, informou que “lentamente começa a restaurar o erviço de energia elétrica da rede”. Responsável pelo abastecimento de mais de 2,5 milhões de clientes em Buenos Aires, a Edesur anunciou no Twitter que também estava restaurando a eletricidade dos consumidores.

Com informações do O Globo

Publicidade

Tags: