Press "Enter" to skip to content

Semana começa com esperanças para o mundo após êxito em testes de vacina contra Covid-19; entenda

O início desta semana foi marcado por uma onda de esperanças nas redes sociais com a notícia de que uma empresa norte-americana teria obtido sucesso nos testes de uma vacina contra a Covid-19.

Uma entrevista realizada pela equipe de Covid19 DivulgAção com o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Fernando Spilki, trouxe uma série de respostas a alguns questionamentos sobre o tema:

  • O que significam os resultados apresentados pela empresa?
  • Sendo otimistas de que a vacina vai funcionar, quais são os próximos passos e quando a vacina pode estar disponível, no melhor cenário?

Confira

“Ainda são resultados preliminares, também é preciso conhecer mais detalhes desses resultados com os oito indivíduos testados. A segunda fase com 600 pacientes a ser iniciada pode permitir entender melhor o potencial da vacina. A fase posterior, que examina a proteção em um grupo mais amplo e a proteção em situação de campo, é muito importante. Empresas têm feito esses anúncios em reports que fazem agitação no mercado financeiro, mas é preciso considerar as fases de teste envolvidas. Há outras iniciativas, inclusive brasileiras, e é muito importante que haja várias frentes de pesquisa em vacinas, para que se tenha o mais rápido possível mais de uma vacina. Isto porque a existência de mais de uma vacina pode ser importante para o acesso a todos. Em uma expectativa realista, esperamos que vacinas estejam disponíveis entre o final deste ano e meados do ano que vem. Mas é sempre um desafio muito grande, basta ver o histórico de outras doenças importantes para as quais ainda não temos vacinas.”

Fernando Spilki

Com informações do CoronavírusDC

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *