O governador Wilson Martins e o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, participarão da aula inaugural do Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí, que acontecerá nesta terça-feira (27), a partir das 8 horas, no Ceep Monsenhor José Luis Barbosa Cortez – Premen Sul.

O Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí em Línguas Inglesa e Espanhola, que teve mais de 2.600 alunos inscritos para concorrer a uma das 1.500 vagas, é voltado para estudantes do Ensino Médio de todas as escolas públicas do Estado. Para o governador Wilson Martins, esta é mais uma oportunidade e um caminho para jovens do Piauí se destacarem no mundo.

"Vejo uma grande oportunidade para os nossos jovens, porque abre novos horizontes, estimula o aprendizado de forma geral. No meu tempo de estudante ninguém nem pensava nisso; já era uma vitória concluir o ano. Hoje, a história é outra. Nossos alunos são mais competitivos, querem sempre mais. Isso só nos estimula a dar novas ferramentas de crescimento para eles", destacou o governador.

O Programa oferta de forma gratuita um curso intensivo de inglês ou espanhol e, para os alunos aptos ao intercâmbio internacional, bolsas de estudo no exterior. O curso vai aperfeiçoar alunos nas competências de falar, ouvir, ler e escrever em inglês ou espanhol e de se expressar em diferentes situações de comunicação, promovendo o desenvolvimento socioeducativo dos estudantes em um país estrangeiro, bem como, o domínio de uma segunda língua.

De acordo com o secretário da Educação, Átila Lira, o Programa já surgiu com destaque e teve uma aceitação muito boa, tendo em vista que as aulas só acontecerão, a princípio, nos municípios sedes das Gerências Regionais de Educação. "Isso demonstra a motivação que nossos jovens estão tendo em busca de aperfeiçoamento, através do domínio de outra língua, para um futuro profissional melhor", destacou.

Os 1.500 alunos da rede pública estadual que foram selecionados para o curso intensivo, de inglês ou de espanhol, concorrerão, inicialmente, a 120 vagas para estudar em escolas públicas dos países que têm a língua inglesa ou espanhola como língua nativa, onde cursarão um período letivo.

Modelo para todo o Piauí

Considerado como uma das melhores escolas profissionais do Estado, o Ceep Monsenhor José Luis Barbosa Cortez – Premen Sul receberá a visita do governador do Estado, além de professores e técnicos da Seduc. Na oportunidade, Wilson Martins aproveitará para conhecer a estrutura do Premen Sul, hoje, uma escola de referência na área técnica de saúde.

O investimento feito no Premem Sul faz parte da consolidação e aprimoramento das escolas técnicas profissionais do Estado. Todas as 20 salas de aula da escola estão climatizadas, a quadra poliesportiva coberta e com vestiário, o refeitório pronto e o laboratório de enfermagem completamente montado.

“Os demais laboratórios já estão sendo equipados à medida que os equipamentos chegam de São Paulo. Esperamos, até o fim do mês, estar com tudo montado e funcionando plenamente. O cuidado e o carinho que o secretário Átila Lira e o governador Wilson Martins, estão tendo com essas escolas, sem dúvida, trará resultados expressivos para a educação do nosso Estado”, diz Valdir Soares, diretor do Premen Sul.

O Ceep Monsenhor José Luis Barbosa Cortez – Premen Sul tem capacidade para atender 2.600 alunos com cursos de análise clínica, enfermagem, radiologia, nutrição, saúde bucal, endemias e vigilância sanitária.