Menu...

21 de setembro de 2019

Governo Federal lança programa Novo Mercado de Gás, que pode derrubar preço do botijão


Hospital de Olhos

O Governo Federal fez nesta terça-feira (23) o lançamento do programa ‘Novo Mercado de Gás’. A iniciativa do governo visa possibilitar que novas medidas sejam executadas para a redução do preço do gás natural.

A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro mantém a expectativa de que haja a retomada do crescimento econômico do Brasil.

Com a medida, o consumidor de gás de cozinha poderá optar por encher parcialmente o botijão de gás sem ser obrigado a comprar ele cheio, a exemplo do que ocorre hoje.

Esta, segundo o governo, é apenas uma das medidas que podem ser implementadas pelo governo nos próximos meses com base na política de abertura do mercado de gás natural no país.

Publicidade | Somos Notícia

“Atualmente, não é possível comprar um botijão parcialmente cheio, prática que equivaleria ao motorista ser obrigado a encher todo o tanque do carro. Isso impacta particularmente as famílias de baixa renda, que chegam ao final do mês sem recursos para comprar um botijão completo. Assim, uma dona de casa pode ser levada a migrar para o carvão, a lenha e o álcool, correndo riscos e criando implicações para a saúde pública. Acidentes dessa natureza são frequentemente noticiados. A permissão do enchimento fracionado e a venda de botijões parcialmente cheios são analisadas”, disse Odoni, em discurso.

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a abertura do Novo Mercado do Gás vai derrubar o preço em até 40%.

“Tem gente muito boa que estima em até 40% em dois anos a queda do preço do gás natural no Brasil. Nós temos certeza que o preço vai cair, porque nós vamos aumentar brutalmente a oferta, com um choque de investimentos no setor. Então, que o preço vai cair, vai, agora se vai cair 20%, 30%, 40% ou mais, não sabemos”, disse.

Publicidade | Somos Notícia
Publicidade | Somos Notícia

Tags: