Press "Enter" to skip to content

CGU e Polícia Federal iniciam investigação contra desvio de recursos destinados ao combate do coronavírus

A Controladoria Geral da União (CGU) iniciou esta semana a fiscalização de estados e municípios quanto a aplicação de recursos públicos enviados pelo Governo Federal para o combate à covid-19.

No geral, o investimento empenhado pelo Governo Federal é da ordem de R$ 140 bilhões que, segundo o presidente Jair Bolsonaro, precisa chegar de forma segura aos brasileiros em todos os estados.

A fiscalização, segundo ele, será de modo preventivo. “Determinei à CGU, órgão federal responsável pela fiscalização dos gastos públicos, que atue preventivamente, permitindo que os recursos cheguem de maneira segura ao usuário final, o povo brasileiro. O governo federal já empenhou R$ 140 bilhões no combate ao covid-19.”

Um dos primeiros municípios que foram alvo da operação Alquimia, deflagrada pela CGU, Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF) foi Aroeiras-PB onde, segundo a investigação, foram utilizados de forma indevida recursos do Fundo Nacional de Saúde.

A operação constatou irregularidade na compra de livros pela prefeitura da cidade com uso do recurso do Governo Federal que foi destinado ao combate ao coronavírus.

A prefeitura argumentou que teria comprado os livros para orientar a população em relação aos cuidados com o coronavírus, mas, segundo a operação, os livros podem ser acessados gratuitamente na página do Ministério da Saúde.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *