Retrospectiva esportes: 2020 de bons resultados para tênis brasileiro

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Se por um lado o tênis mundial amargou em 2020 o cancelamento de importantes competições em razão da pandemia – não houve o Torneio de Wimbledon (Inglaterra), o mais antigo do mundo, nem o Masters 1000 de Indian Wells (Estados Unidos) – , por outro conseguiu reorganizar o calendário já em meados de junho. E este 2020 atípico se mostrou bom não só para duplas experientes formadas por brasileiros, como também para a nova geração.ebc Retrospectiva esportes: 2020 de bons resultados para tênis brasileiroebc Retrospectiva esportes: 2020 de bons resultados para tênis brasileiro

Com apenas 19 anos, Thiago Wild se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um torneio da elite mundial: no início de março ele venceu o ATP 250 de Santiago (Chile). Até então, era Gustavo Kuerten, o Guga, que detinha a marca, pelo título de Roland Garros (França), em 1997, aos 20 anos. O desempenho acima da  média valeu ao  paranaense a indicação ao prêmio de Melhor Jovem do Ano, concedido pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

retro2020 esportes tenis Retrospectiva esportes: 2020 de bons resultados para tênis brasileiro

Com a retomada do circuito mundial, também teve brasileira levantado taça. Em agosto, Luísa Stefani, de 23 anos, faturou o título de duplas no WTA International de Lexington (Estados Unidos), ao lado da parceira norte-americana Hayley Carter. Foi um ano memorável para a paulista: no início da temporada elas sequer figuravam entre as 70 melhores duplas do mundo; no fim já ocupavam a 32ª posição do ranking mundial da WTA.

Em setembro, Stefani e Hayley  fizeram uma campanha história no US Open (Estados Unidos), chegando às quartas de final, e alcançaram as semifinais no Masters 1000 de Roma (Itália).  No mês seguinte, conseguiram se classificar às oitavas de Roland Garros (França). E fechando a temporada, foram vice-campeãs no WTA de Estrasburgo (França) e no Permiere de Ostrava (República Tcheca).

Luisa Stefani, Hayley Carter, tênis, roma Luisa Stefani, Hayley Carter, tênis, roma

Stefani e Carter começaram a temporada fora do grupo das 70 melhores do mundo, e encerram na 32ª posição do ranking da WTA – Internazionali di italia/Divulgação

Melhor dupla do mundo

O ano de 2020 também foi generoso com o brasileiro Bruno Soares que  conquistou o bicampeonato de duplas no US Open (Estados Unidos) – o primeiro Grand Slam após a paralisação –  ao lado do croata Mate Pavic. O primeiro título do mineiro foi há quatro anos, quando jogava em parceira com o britânico Jamie Murray.

Soares e Pavic também fizeram excelentes campanhas em Roland Garros e no Masters 1000 de Paris, mas caíram nas finais. De todo modo, o alto desempenho foi suficiente para encerrarem 2020 na liderança do ranking mundial da ATP. O mineiro, de 38 anos, já havia liderado a lista em 2016, ao lado de Murray. Os ex-parceiros já anunciaram que voltarão a jogar juntos na temporada do ano que vem.

Bruno Soares e Mate Pavic vencem primeiro jogo do ATP Finals 2020 Bruno Soares e Mate Pavic vencem primeiro jogo do ATP Finals 2020

Bruno Soares e Mate Pavic vencem primeiro jogo do ATP Finals 2020 – Reprodução Twitter ATP

Fim da parceria Melo e Kubot

Outro mineiro, Marcelo Melo, se sagrou tricampeão de duplas do ATP de Viena (Áustria) ao lado do mesmo parceiro, o polonês Lukasz Kubot. Este ano eles também faturaram o ATP 500 de Acapulco (México). Juntos em quadra desde 2017, Melo e Kulbot comunicaram o fim da parceria após a disputa do ATP Finals, tradicional torneio que reúne as oito melhores equipes do ano. Ao todo, Melo e Kubot conquistaram 15 títulos, um dos principais foi o de Wimbledon (Inglaterra) logo no primeiro ano da dupla.

banner retrospectiva Retrospectiva esportes: 2020 de bons resultados para tênis brasileiro

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist