Press "Enter" to skip to content

Seduc entregará cem kits de Robótica a escolas nesta sexta-feira

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, entregará, na manhã desta sexta-feira (21), cem kits de robótica ao projeto que trabalha o conhecimento de eletrônica e programação em escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A iniciativa foi idealizada por professores da rede pública estadual de ensino e vai beneficiar, nessa fase inicial, a cerca de 500 alunos em 20 escolas.

O superintende de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, revela que a Seduc apoia o ensino da robótica, que é adotado por muitas escolas, e deve ser ampliado com o desenvolvimento de uma política específica para área. “O projeto vai inserir oficinas práticas de robótica com Arduíno para 480 alunos da rede, inicialmente em 20 escolas estaduais em Teresina. Estamos buscando parcerias com empresas de tecnologias para ampliação dessa atividade. Tudo isso também com a parceria de 20 professores que participaram dos cursos de Robótica do Centro de Formação do Antonino Freire”, observa o coordenador.

A iniciativa visa inserir projetos práticos de automação e robores e ao mesmo tempo práticas de linguagem de programação para robótica. Serão atendidos alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. Estes participarão da Olimpíada Estadual de Robótica (OBR), que será realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no ano de 2021.

O professor organizador, Ranildo Lopes, explica que os mais de 40 professores que já manifestaram interesse deverão participar dos Cursos de Robótica do Centro de Formação do Servidor Antonino Freire, durante os dois anos decorridos do projeto. “Os dias e horários das oficinas serão organizados pelo professor responsável da escola”, esclarece.

A Seduc disponibilizará os kits de robótica para a realização dos projetos finais e para a exposição dos projetos na mostra da escola (em outubro) e na Feira de Robótica da Seduc (em novembro). Os kits de prototipagem que serão entregues nesta sexta foram doados pelo projeto Mobieduca.me, por meio do projeto social Mobilab, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento cognitivo das habilidades lógicas e matemáticas, para incentivar a criação de clubes de eletrônica, robótica e aprendizagem digital nas escolas públicas.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *