Piauí é destaque na alfabetização e em Língua Portuguesa

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

Os resultados de testes amostrais do Saeb 2019, referentes ao 2º ano do Ensino Fundamental em língua portuguesa e matemática, e do 9º ano em ciências humanas e da natureza, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quarta-feira (04), apontam que 55% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental encontram-se nos níveis 5 a 8 de proficiência em língua portuguesa, de acordo com as escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Ainda quanto à distribuição nos níveis da escala de proficiência de língua portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental, a avaliação revela que a maior parte dos estudantes (21,55%) concentra-se no nível 5 e 5,04% dos estudantes estão no nível 8 – um indicativo do domínio da maioria das habilidades testadas. Quando se trata de matemática, cerca de 50% dos alunos do 2º ano também se encontram entre os níveis 5 e 8 de proficiência.

O Mais Aprendizagem, programa de formação continuada com foco nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, inclui diferentes estratégias de aprendizagem e formações beneficiando os professores das disciplinas. Em parceria com a Undime, o programa foi estendido à rede de 205 municípios pactuados, além da extensão à rede municipal do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí.

Outra ação em andamento é o Programa Novo Mais Educação (PNME), destinado aos alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que tem o foco na alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico.

Para garantir o desenvolvimento da educação na área da alfabetização, a Seduc, em parceria com a Undime e Universidade Federal do Piauí (UFPI), executou, de 2016 a 2019, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 1 PNAIC, que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental” com a adesão de 220 municípios.

Na sequência, foi realizado o Programa Mais Alfabetização (PMALFA) 2019, que fortalece e apoia as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental com formação on-line para os professores.

A parceria se amplia em relação ao deslocamento dos estudantes para as unidades com o Programa Estadual de Transporte Escolar (Proete), em funcionamento em 120 municípios parceiros.

“O estado do Piauí tem o que comemorar novamente na Educação. Quero parabenizar cada um que faz parte da nossa educação e que contribuiu para esse importante desempenho dos nossos alunos, que permitiu colocar o Piauí na 12ª colocação entre todos os estados brasileiros”, celebra o governador Wellington Dias.

Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa

Pensando em ampliar a parceria com os municípios, o Governo do Estado deve lançar ainda este ano, o Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, em regime de colaboração com os municípios.

O programa faz parte de uma das estratégias do PRO Educação e oferecerá assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipais e estadual que atendam crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também avaliará os estudantes e oferecerá premiação para escolas.

“A ideia é construir uma política pública de regime de colaboração entre Estado e Municípios para, de maneira unificada, trabalhar a alfabetização de crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Vamos trabalhar com o apoio da Associação Bem Comum, da Fundação Lemann e do Instituto Natura, que têm um histórico de sucesso em outros estados como Ceará e Pernambuco e que estão servindo de modelo para o Piauí”, detalha Ellen Gera.

Com informações do Governo do Piauí

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist