Press "Enter" to skip to content

Municípios com melhor desempenho em alfabetização são premiados pela Undime-PI

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) premiou, nesta quinta-feira (5), com o Selo Undime-PI de Alfabetização, 59 municípios com melhor desempenho na Avaliação Undime-PI de Alfabetização. Ao todo, 80 municípios piauienses aderiram à avaliação, que é uma inovação no processo de coleta e análise em larga escala da alfabetização nas redes municipais públicas de ensino do Piauí.

A entrega aconteceu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e contou com a presença de diversas personalidades engajadas na área da educação no Piauí e no Brasil.

O secretário de Estado a Educação, Ellen Gera, destaca que a Undime-PI reconhece, por meio do prêmio, as boas práticas dos professores e da educação do Piauí. “Nosso Estado está avançando bem no setor da educação, basta olharmos para os resultados educacionais das últimas duas décadas. A partir de um desejo do governador Wellington Dias, trabalharemos em parceria com os municípios na alfabetização na idade certa e vamos estender o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) para as redes municipais, colocando em prática um pacto pela educação piauiense”, diz.

No Piauí, o combate ao analfabetismo é prioridade manifestada pelo Governo do Estado, por meio do seu Plano Plurianual (PPA). O Estado tem hoje um dos três maiores crescimentos do país registrados na avaliação do Índice de Educação Básica (IDEB), mas ainda vislumbra um longo caminho para vencer o analfabetismo.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está desenvolvendo um plano de alfabetização na idade certa de caráter colaborativo, que reúne esforços do Estado e de municípios, além das instituições Associação Bem Comum, Instituto Natura e Fundação Lemann.

A ideia é construir uma política pública de regime de colaboração entre Estado e Municípios, para, de maneira unificada, trabalhar a alfabetização de crianças. Os Programas implantados no Ceará e Pernambuco servirão de modelo para Piauí.

Selo Undime-PI de Alfabetização

A Avaliação Undime-PI de Alfabetização é resultado de uma parceria entre a entidade e a plataforma Mobieduca.me, visando à confecção de um diagnóstico preciso do desempenho dos estudantes. As provas aplicadas em setembro foram destinadas a alunos do 2º ano e contaram com 14 questões – três delas de habilidade em leitura e as demais, em escrita. Na sequência, os municípios receberam sugestões de melhorias por parte da equipe técnica da Undime-PI. Após a aplicação de nova avaliação, foi possível aferir os resultados referentes às medidas pedagógicas implantadas em função da avaliação diagnóstica.

Repórter: Helder Rocha

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *