Como controlar o uso de maquiagem entre as crianças

Muitas crianças imitam suas mães e querem usar maquiagem para ir à escola, passear no shopping e, algumas vezes, até brincam de se maquiar. Mas até que ponto este hábito é saudável para a pele destas crianças? Como escolher a maquiagem correta para seu filho? Liberar ou proibir este hábito?

De acordo com a Fisioterapeuta dermatofuncional e docente do curso de Estética e Cosméticos da Faculdade UNINASSAU Redenção, Vanessa Amorim Braga, não é recomendável o uso de maquiagem em crianças. “A maquiagem é um produto químico e a pele das crianças é muito sensível. Logo, não recomendo que os pais permitam que seus filhos usem maquiagem com muita frequência. Existem situações, como a festinha na escola, aniversários, etc, em que as crianças querem usar maquiagem. Até aí, tudo bem. Mas a maquiagem não deve virar rotina na vida dos pequenos”, alerta.

Na internet, é comum acharmos vídeos e tutorais de meninas com menos de 10 anos ensinando como se maquiar. Vanessa indica aos pais e responsáveis que utilizem produtos adequados para crianças. “Quando é inevitável usar maquiagem em uma criança, o ideal é sejam produtos adequados, voltados para as crianças. O ideal são produtos com protetor solar e de marcas bem reconhecidas no mercado”, finaliza.

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA criou uma cartilha que aponta um requisito essencial para a maquiagem infantil, que é ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida com água. O ideal é consultar um especialista antes de permitir que uma criança use qualquer tipo de maquiagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *