Menu...

20 de setembro de 2019

Aprenda a consultar seu PIS


Hospital de Olhos

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS ou abono salarial, é um benefício pago aos trabalhadores de carteira assinada que atenderem a alguns requisitos que foram estipulados pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Caixa. Esse abono salarial é pago anualmente, conforme a data de nascimento dos trabalhadores.

O abono salarial não é mais acumulativo como há alguns anos e por isso todos os trabalhadores devem ficar atentos à tabela do PIS, pois é através dela que ficam sabendo de quando podem receber o abono. Há um prazo limite para o saque do abono todos os anos e, se o trabalhador não o fizer, acaba perdendo o PIS daquele ano. Se você quer saber mais sobre o PIS 2019, leia a seguir.

Possuem direito ao PIS 2019 todos aqueles trabalhadores que atendem aos requisitos impostos pelo governo federal brasileiro. Para ter direito ao abono, o primeiro requisito é que o trabalhador esteja matriculado por, pelo menos, 5 anos no PIS. Esse cadastro é feito automaticamente quando o trabalhador se inscreve no INSS.

Outros requisitos envolvem: remuneração mensal de até dois salários mínimos no último ano; precisa ter exercido a atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias no último ano; o empregador deve ter efetuado a entrega da Relação Anual de Informações Sociais ao Ministério do Trabalho. Se você atende a todos os requisitos, deve conferir a tabela PIS 2019 para descobrir quando poderá efetuar o saque do seu benefício.

Tabela PIS 2019

A tabela PIS 2019 também é chamada de calendário do PIS e consiste em uma tabela com todas as datas para saques do abono, de acordo com os meses de nascimento. A tabela possui a data em que o abono estará disponível, até a data máxima para saques. O calendário do PIS é atualizado todos os anos e divulgado na internet, assim como nas agências da Caixa, para que todos possam consultar.

De acordo com essa tabela, todos os nascidos em julho começaram a receber o abono em 26 de julho do ano passado e podem efetuar o saque até 28 de junho desse ano.

O prazo limite para sacar o abono é o mesmo para todas as pessoas: até 28 de junho.

Os nascidos em agosto começaram a receber o abono em 16 de agosto;

  • – Os nascidos em setembro começaram a receber em 13 de setembro;
  • – Os nascidos em outubro começaram a receber a partir de 18 de outubro;
  • – Os nascidos em novembro começaram a receber a partir de 20 de novembro;
  • – Os nascidos em dezembro começaram a receber a partir de 13 de dezembro;
  • – Os nascidos em janeiro começaram a receber a partir do dia 17 de janeiro;
  • – Os nascidos em fevereiro começaram a receber a partir do dia 17 de fevereiro;
  • – Os nascidos em março poderão efetuar os saques a partir de 21 de março;
  • – Os nascidos em abril poderão efetuar os saques a partir de 21 de abril;
  • Os nascidos em maio poderão efetuar os saques a partir de 14 de março e os nascidos em junho poderão efetuar os saques a partir de 14 de março também.

 Quem é cliente correntista da Caixa pode receber o abono salarial diretamente na sua conta, em datas estipuladas também por meio de um calendário.

Publicidade | Somos Notícia

Caso tenha ficado dúvidas, você pode consultar este site.

Existem diferentes maneiras de consultar o PIS 2019 para que o cidadão fique ciente se o abono já está disponível para saque. Uma das principais formas de consultar é por telefone, por meio do serviço de atendimento da Caixa, ligando para 0800 726 0207. Você poderá ficar sabendo do valor que possui para sacar e da data em que estará disponível. O atendimento é realizado das 8h às 22h, de segunda a sexta, e das 10h às 16h aos sábados.

Outra forma de consultar o saldo do seu PIS 2019 é pelo caixa eletrônico. Para isso, no entanto, é essencial ter em mãos o Cartão Cidadão e a sua senha cadastrada.

 O cartão é gratuito e pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo mesmo telefone citado anteriormente.

Depois que você tem o seu cartão, pode cadastrar a senha online ou em uma agência e já começar a usufruir dos benefícios.

Por último, é possível consultar o PIS 2019 pela internet. A consulta deve ser feita pelo link https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01,  sendo necessário informar o NIS (PIS/PASEP) e a senha internet.

Depois é só clicar em “Ok”, selecionar a opção do PIS e verificar o saldo.

Caso esse seja o seu primeiro acesso no portal, digite o seu NIS e clique em “Cadastrar Senha”. Depois é só retornar para a página inicial e fazer o login com a senha cadastrada.

Depois que você já consultou o seu PIS 2019, pode efetuar o saque dentro dos prazos estipulados pela tabela. Se você tiver o Cartão Cidadão, pode efetuar o saque diretamente nos caixas eletrônicos. Basta usar o cartão e a senha; você consultará o saldo e depois terá a opção de já realizar o saque.

Outra opção é nas casas lotéricas de todo o país, apresentando o seu NIS e preferencialmente o Cartão Cidadão também. O PIS 2019 ainda pode ser sacado diretamente nas agências da Caixa, caso você não tenha um cartão ou o tenha perdido. O Cartão Cidadão é essencial para diversos serviços, não somente para o saque do PIS, portanto solicite o seu gratuitamente o quanto antes.

O PIS 2019 é um abono salarial de grande importância, cujo valor pago a cada cidadão depende exclusivamente da quantidade de tempo trabalhado no último ano. Aqueles trabalhadores que exerceram a atividade durante 12 meses, recebem um valor igual ao salário mínimo, sendo esse o valor máximo pago. Os demais recebem um valor proporcional ao tempo de trabalho.

No site da Caixa é possível conferir todos os valores pagos, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Acesse o site da Caixa para tirar dúvidas, solicite o seu Cartão Cidadão e receba o seu abono salarial.

Juliana Macedo.

Publicidade | Somos Notícia
Publicidade | Somos Notícia

Tags: