Governo inaugura centro cirúrgico do Hospital de Uruçuí nesta quinta-feira

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está investindo recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 151.023,75, que proporcionarão a reativação, ampliação da estrutura física e novos equipamentos para o Centro Cirúrgico do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Com o funcionamento do centro cirúrgico, a unidade terá 10 leitos para a clínica obstétrica e 10 para a clínica cirúrgica. No total, o hospital, que é referência para a região dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, amplia de 26 para 51 o número total de leitos. A inauguração será às 15h desta quinta-feira (20)

Os procedimentos cirúrgicos serão oferecidos inicialmente com escala de 24h em 15 e 15 dias na especialidade cirúrgica (Cirurgia geral e cirurgia obstétrica) com a capacidade total de 12 cirurgias por plantão e três cirurgias emergenciais diárias. Em relação aos serviços da clínica cirúrgica, serão realizados inicialmente os procedimentos de colecistectomia (vesícula), herniotomia, apendicectomia, histerectomia total, histerectomia parcial, laqueadura, cesárea e perineoplastia.

O diretor do hospital, Patrick Costa, fala dos principais benefícios da chegada do centro cirúrgico para a unidade. “A previsão é que, com a inauguração e o pleno funcionamento do centro cirúrgico, o hospital realize cerca de 500 cirurgias gerais atendendo a necessidade e a comodidade dos usuários da região dos cerrados”, destacou o gestor.

Ele destacou ainda as melhorias que o hospital recebeu nos últimos meses. “Em relação às melhorias dos últimos seis meses, tivemos a ampliação da capacidade de leitos (de 26 para 51), ampliação de consultórios de atendimentos médicos e clínicas de imagens; climatização de 90% dos setores da unidade de saúde; implantação do novo anexo administrativo; implantação do sistema de gestão de segurança eletrônica; ações de prevenção, eliminação e combate a possíveis ameaças à saúde, melhoria dos postos de enfermagem e das enfermarias e redução de 70% de transferências de pacientes para outras unidades de referência, além da adequação do espaço Samvis para habilitação dos serviços”, apontou Patrick Costa.

Atualmente, o hospital tem a capacidade de 51 leitos (11 clínica médica geral, 10 clínicas obstétricas, 10 clínicas cirúrgicas, 4 recuperações anestésicas, 5 clínicas pediátricas, 8 urgências/observação, 2 estabilizações,  1 isolamento) e atende mensalmente cerca de 3.000 pacientes nos serviços da clínica geral, obstetrícia, ortopedia, exames de imagens, exames laboratoriais, atendimentos com psicólogos, fisioterapeutas e nutricionista.

Em 2020, o hospital tem a previsão para realização de mutirões de cirurgias gerais, mutirões de exames de mamografia, ampliação dos serviços de imagens e laboratoriais, serviços de retaguarda na urgência e emergência, serviços de pesquisa de satisfação dos pacientes, programas de formação continuada e capacitação dos profissionais de saúde.

Repórter: João Marcelo Ferry

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist