Com 217 municípios, o Estado do Maranhão já tem casos confirmados de Covid-19 em 212. São Francisco do Maranhão é um dos cinco sem nenhum registro de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

O prefeito Adelbarto Santos falou ao Somos Notícia sobre a importância das medidas preventivas que têm sido adotadas no enfrentamento ao coronavírus. “Temos feito um trabalho preventivo e informativo muito grande. Contamos também com um bom trabalho dos nossos municípios vizinhos principalmente Amarante, onde o contato com a nossa população é maior.”

As barreiras sanitárias instaladas nas entradas da cidade, a orientação à população, como também a confecção e entrega de máscaras, segundo o gestor, têm contribuído para a não ocorrência de casos. “Essas são ações bastante positivas, e tem sido de grande importância para não termos casos ainda”, completou.

A secretária municipal de Assistência Social, Helaine Wiselle, realizou nesta segunda-feira (1º) a doação de máscaras a moradores do município, com foco nos que residem na zona rural de São Francisco do Maranhão.

“Nós estamos de modo contínuo realizando esta ação. A entrega de máscaras está sendo feita nos estabelecimentos onde há aglomerações como a Casa Lotérica e comércios da cidade, além de expandirmos essa ação à população da zona rural”, disse Helaine.

Para a assistente social, Mayara Viana da Fonseca, que também participou da ação, “as máscaras são uma forma de barreira física que protegem a população e todos os seus colaboradores”. Ela diz ainda que “para criar barreira conta o covid 19, é importante que as pessoas não se esqueçam de adotar as demais medidas para evitar o contágio como higienizar as mãos frequentemente com água e sabão e o uso do álcool em gel”.

O prefeito finalizou dizendo que há uma intensa preocupação voltada à minoria dos moradores que ainda insiste em não cumprir com a obrigatoriedade do uso de máscaras. Segundo ele, o que ainda deixa São Francisco do Maranhão em condição de vulnerabilidade quanto aos riscos de contaminação.

“A população quase que na sua totalidade tem nos ajudado fazendo a sua parte na prevenção, mas repetimos que tem uma minoria que tem descumprido, as vezes até sem necessidade, e isso pode facilitar a chegada desse vírus”, finalizou.

O último boletim do Governo do Maranhão emitindo nesse domingo (31) aponta para 24.101 casos de coronavírus no Estado, e ainda 10.220 pacientes recuperados da doença e 976 óbitos. Somente em São Luís, são 9.255 casos positivos e 526 mortes.

Ainda de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, os municípios onde não há casos confirmados da Covid–19 são: Lagoa do Mato, Loreto, Nova Iorque, São Félix de Balsas e São Francisco do Maranhão. VEJA PLANILHA NO FINAL APÓS AS FOTOS!

Fotos: Vando Clepi

WhatApp & Facebook
  •  
  •  
  •  

Publicidade | Somos Notícia