Menu...

23 de agosto de 2019

Jovem médico de Regeneração recebe convite do Rotary Clube de Amarante


Hospital de Olhos

Publicidade

O município de Regeneração vem se destacando com a atuação do seu mais jovem médico, Antonio José Ferreira Borges, recém-formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Aos 27 anos, se formou em Medicina com especialização em Ultrassonografia e, durante 1 ano e 4 meses vem atuando como médico no Hospital de Amarante, sem deixar de reconhecer seu amor à terra do poeta Da Costa e Silva, onde conquistou seu primeiro emprego após a formatura.

“Amarante é minha casa! Vim só tirar a folga de um médico e estou há 1 ano e 4 meses. Aqui, fui acolhido pelas pessoas do lugar e pelo pessoal do hospital, por isso procuro retribuir com dedicação e esforço”, disse ele ao Somos Notícia.

O médico reside em Regeneração, mas é natural de Amarante, nascido em 19 de março de 1990. Antonio José Ferreira Borges é filho de Antonio Ricardo Borges, e de Maria do Socorro Ferreira Borges.

Ele, que sempre estudou em escola pública, atribui o sucesso da sua formação pessoal e profissional à família. O médico considera que venceu com superações que não seriam possíveis sem os esforços da família, especificamente do pai e da mãe.

“Eu venci com superação, pois sou o primeiro médico da família. Minha mãe é filha de lavradores e foi radicada na zona rural. Hoje meus pais moram em Regeneração. Fizeram um esforço muito grande para colocar os filhos para estudar. Minha mãe fez curso superior e foi professora do município. Hoje ela é aposentada por tempo de serviço”, explicou, ao considerar que “crescer em um ambiente escolar representou um divisor de águas”.

Em agosto deste ano, Antonio José vai receber do Corpo de Legisladores de Amarante, o título de cidadão amarantino. Ainda nesta terça-feira (8), o médico foi convidado a participar do Rotary Clube de Amarante. O convite, diz ele, “é motivo de muito mais orgulho”.

Publicidade

Antonio José, que não consegue esconder sua paixão por política partidária, tem a sua marca deixada em ações solidárias por onde passa. Em Regeneração, ele participa do Natal Solidário, que é sucesso todo fim de ano com a integração de vários jovens e entrega donativos e mantimentos a famílias carentes nos bairros; em Teresina, foi presidente do Centro Acadêmico de Medicina (por dois mandatos) e esteve à frente da Diretoria Nacional dos Estudantes de Medina, além de participação em congressos e da União dos Estudantes de Medicina, como também da União da Juventude Socialista.

“Em Regeneração nós fazemos todos os anos o Natal Solidário. Já militei muito pelo movimento estudantil. Gosto muito de política, sempre participando de grupos de jovens. Não sou filiado para não ser rotulado, o objetivo é preservar minha independência para fazer as críticas que achar necessário. Critico conforme meu discernimento”, completou o jovem médico.

Depois da Medicina, sua maior paixão é participar de movimentos culturais, especialmente as festividades juninas. O médico é também integrante do corpo de Jurados dos maiores eventos de quadrilhas do Piauí.

“Sempre gostei de movimentos culturais e movimentos de jovens, principalmente São João. Sempre dancei quadrilha em Regeneração. Quando fui para Teresina, recebi convites da Federação Piauiense de Quadrilhas e do Cidade Junina (organizado pela TV Clube), dos quais participo há cinco anos. Esse foi um reconhecimento à minha dedicação. Os jurados, geralmente, são pessoas de Teresina ligadas diretamente à cultura. Boa parte é membro da fundação Monsenhor Chaves. O desafio é grande, mas a vontade de participar de tudo isso é maior. Me dedico à Medicina, à militância do movimento cultural e à filantropia, sem esquecer do quanto gosto da política”, finalizou.

O médico atende em Amarante nas terças-feiras, das 7h às 19h, e nos domingos com plantões de 24h. Dr. Antonio José é também funcionário da Secretaria Municipal de Cajazeiras, onde atua como médico da Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Seus próximos passos, segundo ele, estão voltados à Residência Médica, Ginecologia e Obstetrícia.

Fotos: Denison Duarte

Publicidade

Tags: