Press "Enter" to skip to content

Em Regeneração, CETI Aurora Barbosa promove a ‘I Feira das Profissões’

O CETI Aurora Barbosa promoveu em Regeneração a I Feira das Profissões na última sexta-feira (22), evento que teve a participação da técnica de lotação da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), Elvina Rodrigues.

O evento foi idealizado com base na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que trata da importância de “preparar para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

“É um trabalho diferente. Um momento como este é muito significativo em todos os sentidos. Que os estudantes não desistam, pois o futuro para eles será brilhante”, ressalta Elvina Rodrigues.

Atendendo às orientações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a escola reformulou os trabalhos de culminância desenvolvidos nos cursos técnicos oferecidos nos últimos dez anos.

“Ao ressignificar/reformular a Jornada Técnica do Conhecimento, evento desenvolvido desde 2010, a Feira das Profissões, em sua primeira edição, permite uma nova forma de trabalhar perspectivas para o mundo do trabalho”, afirmou o professor do CETI Aurora Barbosa, Adonias Freitas.

A programação contou com palestras de profissionais em diversas áreas, como Contabilidade, Recursos Humanos, Informática, Nutrição, Administração e Segurança do Trabalho, e ainda apresentações artísticas e salas temáticas. A culminância do projeto propiciou interações entre escolas de diferentes gerências.

Dentre as participações, o diretor da Unidade Escolar Afonso Mafrense, do município de Altos, destaca que a oportunidade da vida dos estudantes está nas escolhas certas . “O caminho certo é o estudo. Educação é a ponte que te conduz ao teu objetivo, ao teu melhor destino. Essa é a hora da escolha e ela tem que ser pela carreira estudantil “, considera.

O bombeiro militar Giovanni Pio também palestrou no evento e incentivou o corpo discente a optar pelos estudos.

“O meu recado para o corpo discente é que ele não espere pela motivação externa para fazer o que tem de ser feito. No caminho do estudo, a gente vai descobrindo o que quer e a profissão que gosta. Que a palestra tenha sido só um alerta para que você possa se motivar para o futuro que você quer”, afirma.

Ayrllan Barbosa, estudante do curso técnico em Informática, estagiário da Unidade Escolar Afonso Mafrense, participou do evento em Regeneração. “Sem sombra de dúvidas, a I Feira das Profissões foi uma excelente oportunidade para que formandos do ensino médio se aproximem da realidade profissional que possivelmente  eles decidirão no futuro” diz o estudante.

Caio Carneiro, estudante do curso técnico em Informática no Ceep Pio XII, em Altos, é estagiário da Unidade Escolar Afonso Mafrense e participou do evento em Regeneração. “Fiquei feliz em saber que existem pessoas com as mesmas ideias sobre a educação. Espero que os estudantes busquem se qualificar, pois o bom profissional é aquele que procura sua própria qualificação”.

Envolvendo todos os segmentos da escola, o evento permite que os estudantes explanem sobre os aprendizados adquiridos na integração entre ensino médio e técnico. Para a professora do curso técnico em Nutrição, a feira é uma oportunidade para que os alunos coloquem em prática o que é aprendido durante o curso. “A partir do momento que passamos a autonomia para nossos alunos, é possível perceber quão dedicados e compromissados eles são. Os alunos que terminam o ensino médio juntamente com um técnico, possui um amadurecimento maior, decorrente da responsabilidade inerente a profissão. Que esse curso técnico seja só o começo da uma vida profissional brilhante e repleta de sucessos!”, afirma a nutricionista.

Envolvendo todos os segmentos da escola, o evento permite que os estudantes explanem sobre o aprendizado adquirido na integração entre ensino médio e técnico. “A feira também ajuda os alunos com a pressão que passarão no mercado de trabalho. Os novos profissionais têm que tomar decisões importantes relacionadas ao seu futuro profissional”, complementa Ayrllan Barbosa.

Colaboração: Professor Adonias Freitas | CETI Aurora Barbosa

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *