O 8º Festival da Arte Capoeira foi realizado neste sábado (16) no CETI Aurora Barbosa, em Regeneração, com a presença de grande público.

À frente da organização do evento, o professor Jailson – da Capoeira Contemporânea, falou dos efeitos positivos da capoeira.

“Quando iniciamos esse trabalho o foco era socializar e educar dentro da capoeira, contribuindo inclusive com a formação de caráter do jovem. A gente tem conseguido lograr êxito, transformando vidas por onde a capoeira tem atuado. Nós temos hoje dez grupos de capoeira na nossa missão, o que representa um suporte muito melhor, além do importante apoio da Capoeira Contemporânea”, afirmou Jailson.

A professora Claudete Meireles, de Teresina, fez uma avaliação positiva sobre o Festival. “Esse evento é significativo, é maravilhoso, pois nossa origem é muito bem representada. Tivemos palestra sobre identidade, capoeira e apresentações sobre a negritude. Eu tenho certeza que quem veio hoje participar desse evento não volta para casa como veio.”

O presidente da Federação Piauiense de Capoeira, Mestre John, assegura que o projeto vai resultar na formação de bons cidadãos, não só em Regeneração, mas onde atua a Capoeira Contemporânea.

“A organização deste trabalho está de parabéns, pois o evento evidencia as culturas da terra. A capoeira traz um leque de oportunidade a todos da região por onde passa a Capoeira Contemporânea, tanto no esporte, quanto na dança, luta, educação e lazer, como nós vimos hoje aqui. Minha mensagem aos regenerenses é que todos continuem esse trabalho”, disse ele.

Durante a programação, o público assistiu oficinas de capoeira, palestras, danças, maculelê, desfile empoder, papo black, palestra identidade, sala infantil e espaço temático.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia