Press "Enter" to skip to content

CETI Aurora Barbosa realiza projeto literário em Regeneração

O Ceti Aurora Barbosa realizou nesta segunda-feira (02) em Regeneração um projeto literário intitulado ‘Literaurora’, proporcionando aprendizagens “significativas”, segundo a organização, acerca de obras literárias.

A atividade foi idealizada e coordenada pelo professor Adonias Freitas, e trouxe como proposta incentivar a leitura de autores modernistas para a encenação.

“O trabalho objetiva desenvolver o hábito pela leitura ao propiciar a aproximação do corpo discente com a literatura” , afirma o professor.

Entre os livros escolhidos estavam “O Quinze” , de Rachel de Queiroz; O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; “Os Sertões “, de Euclides da Cunha; “Fogo Morto”, de José Lins do Rego; dentre outras. “Trata-se de uma atividade dinâmica que envolve simultaneamente o talento individual e o trabalho em equipe, bem como estimula a criatividade a partir da leitura de clássicos literários”, completa.

Para o estudante do terceiro ano Athos Felipe, o Literaurora é um projeto muito interesante porque nele os alunos demonstram dedicação. “É um projeto muito lindo por dois motivos. O primeiro é que incentiva os alunos a estarem lendo e o segundo é que a gente busca conhecer mais sobre os autores”, salienta.

Lara Leticia, estudante do terceiro ano, destaca a importância do protagonismo juvenil na execução do projeto. “O projeto Literaurora é de suma importância por ter sido decidido e planejado próprios alunos , sendo realizado da maneira como eles desejaram”, afirma.

O projeto busca desenvolver nos alunos uma forma de trabalhar o planejamento didático por meio da sensibilidade artística e literária. A participante relata sobre os resultados do trabalho que ajudou a executar junto com os integrantes da sua classe.

“Apresentar a obra ‘O Quinze’ de Rachel de Queiroz foi espetacular, pois cada passo do nosso musical e cada música interpretada foi escolhida a dedo, tendo um significado enorme em cada fala dos personagens. Creio eu que todas as dificuldades que existiriam foram superadas em busca de um bem maior. Interpretar as personagens foi magnífico porque nos fez realmente embarcar em um Nordeste que sofria com a seca” , acrescenta a estudante

Fotos: Adonias Freitas | Ceti Aurora Barbosa, em Regeneração

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *