Press "Enter" to skip to content

Professora de Libras ministra aula com músicas de São João em Piracuruca

A professora de Libras da Unidade Escolar Anísio Brito, Maryanna Vieira, utilizou a tradição nordestina dos festejos juninos para facilitar o aprendizado desta língua para seus alunos do município de Piracuruca. A docente é responsável por uma sala de recursos desta escola, que é referência no atendimento educacional especializado, e promoveu aulas virtuais com a sinalização músicas de Luiz Gonzaga e de termos alusivos às festas juninas.

Maryanna conta que seu sonho era que, em sua turma, todos compreendessem a riqueza desta celebração. A professora, que tem deficiência auditiva e é ex-aluna da escola, hoje é servidora efetiva após passar no teste seletivo da Secretaria de Estado da Educação.

“Me sinto privilegiada em ensinar. A ideia de sinalizar as músicas surgiu para evitar que os alunos ficassem alheios ao que acontecia à sua volta, como espectadores”, explica Maryanna.

A diretora da unidade, Marisa Parentes, conta com entusiasmo as ações que a escola vem realizando em suas aulas remotas. “Assim como Maryanna, outros professores também têm desenvolvido outras atividades e sinto que estamos no caminho certo. A primeira língua a ser usada por pessoas com deficiência auditiva é a Libras, que dá a base para a aprendizagem da segunda língua, no caso, o português”, explica.

A iniciativa da professora Maryanna motivou os alunos ainda mais. “Estamos usando nas aulas virtuais as ferramentas da escrita, sinais, imagens, vídeos e gravuras. Os estudantes têm as aulas remotas por meio do WhatsApp. A didática é baseada no nível de aprendizagem e na necessidade educativa especial de cada estudante surdo”, acrescenta a diretora.

Marisa Parentes falou ainda que as atividades são dinâmicas, autoexplicativas, com muito recursos de vídeos e imagens. “A alfabetização e ensino dos surdos precisa ser bem concreta, com o máximo de recursos possível”, afirma a diretora.

A escola Anísio Brito trabalha com vários níveis de ensino, Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular, EJA completo, Atendimento Educacional Especializado e sete Cursos de Libras. Atende, em média, 640 alunos, dos quais 40 estão na educação especial e estão incluídos em turmas regulares.

Repórter: Michelle Furtado

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *