Prefeito de Itaueira é considerado foragido após prisão ser decretada; Câmara empossa o vice

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

O vice-prefeito de Itaueira, Patrice Teixeira Leitão (PTB), foi empossado pela Câmara Municipal após a justiça determinar o afastamento do prefeito Quirino Avelino (PTB), que teve prisão decretada e está sendo considerado foragido.

Ele está sendo apontado como suspeito de liderar uma organização criminosa de lavagem de dinheiro público e também por desvios de recursos. A informação é do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que deflagou na semana passada a operação Perpetuatio em parceria com o Ministério Público do Piauí.

Foram também decretadas as prisões do secretário municipal de Obras, Gaston de Sousa Cavalcante, e de dois empresários. Um deles – Jeremias Pereira da Silva, foi preso.

Os valores desviados chegam a R$ 1.724.613,83, e ainda estão sendo auditados outros contratos. Além disso, o Gaeco ofereceu uma denúncia criminal por organização criminosa liderada pelo prefeito e outros envolvidos pelos crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro entre outros.

De acordo com o Ministério Público, o prefeito Quirino de Alencar Avelino é suspeito de liderar organização criminosa com objetivo de fraudar licitações públicas e, consequentemente, desviar dinheiro público.

“Concluiu-se, das investigações, que o gestor se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão”, informou o MP.

O MP informou que apura três fatos suspeitos na prefeitura:

  • Suspeita de aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde;
  • Construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias; e
  • A não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist