Gaeco deflagra operação em Itaueira; prefeito é suspeito de liderar lavagem de dinheiro

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

Na manhã desta terça-feira (15) a prefeitura de Itaueira foi alvo da operação Perpetuatio, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI).

A operação, segundo o Ministério Público, investiga desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo a prefeitura. Ao todo devem ser cumpridos 18 mandados, sendo três de prisão e 15 de apreensão. Os presos serão ouvidos e seguirão para o Presídio Vereda Grande, localizado em Floriano.

A compra de uma ambulância, construções e reformas de obras públicas incluindo pavimentação de vias e suposta fraude no serviço de transporte escolar estão como alvo da operação.

A apuração busca desvendar a formação de organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e, consequentemente, dinheiro público.

Segundo as investigações, as suspeitas apontam que o prefeito Quirino Avelino (PTB) é suspeito de liderar organização criminosa. “Concluiu-se, das investigações, que o gestor se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão”, diz nota do Gaeco.

O nome da Operação, Perpetuatio, faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilicitas à frente da gestão pública.

A operação conta com o auxílio da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e da Polícia Rodoviária Federal para o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

19b0caa3 0358 4147 9147 4f33157fbd9f abb51901 caf4 4792 9c7a 1a7ef6be332b Gaeco deflagra operação em Itaueira; prefeito é suspeito de liderar lavagem de dinheiro

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist