Hospital Tibério Nunes já realizou em Floriano 460 testes do coraçãozinho

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, vem se destacando pela realização de teste do coraçãozinho em bebês que nascem na unidade. O teste é uma ferramenta de triagem neonatal que garante o rastreamento de patologias cardíacas congênitas nos recém-nascidos, assegurando uma identificação rápida de alterações que possam ser resultados de alguma patologia, essa identificação garante um tratamento precoce aos bebês que precisarem, aumentando as chances de recuperação em relação à doença.

Caso o teste realizado identifique alguma alteração, o recém-nascido é encaminhado para a cardiopediatra da unidade e é feita então a solicitação de um ecocardiograma para identificar a presença ou não de alguma patologia que necessite de atenção especializada.

A realização do teste do coraçãozinho foi iniciada no dia 14 de novembro e até agora a unidade já realizou 460 exames. Luiza Eugênia é enfermeira obstetra e coordenadora do Serviço de Obstetrícia e Neonatologia do Tibério Nunes. Ela realiza os testes e destaca a importância da realização do procedimento para a saúde dos bebês.

“É preciso entender que a incidência de cardiopatias é de um a dois bebês a cada mil nascidos vivos, e muitas vezes essas patologias precisam de um acompanhamento imediato. A identificação rápida feita pelo teste permite um tratamento precoce, isso é essencial para a cura do bebê”, destaca a coordenadora.

content WhatsApp Image 2021 02 04 at 14.41.36 Hospital Tibério Nunes já realizou em Floriano 460 testes do coraçãozinho

O protocolo indica que o teste deve ser realizado até 48 horas após o nascimento, pois garante os meios de identificar de forma rápida se os bebês irão precisar ou não de um acompanhamento especializado na questão de patologias cardíacas congênitas.

A realização do teste é totalmente gratuita e na própria unidade. Até o momento nenhum dos bebês que realizaram o teste no hospital apresentaram resultados com alterações.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist