Menu...

18 de setembro de 2018

Seguro-Defeso injeta quase R$ 2 milhões em Amarante a profissionais do Sindicato da Pesca


Hospital de Olhos

O Sindicato da Pesca, em Amarante, comemora o recebimento do seguro-defeso que já contempla quase 100% dos pescadores artesanais do município.

O presidente da entidade, José de Arimatéia, em entrevista ao Somos Notícia, assegura que “apesar das dificuldades encontradas em 2015, a ocasião é de contentamento entre os integrantes da categoria”.

Ele considera que a decisão do Supremo Tribunal Federal(STF), de conceder a garantia dos direitos de recebimento dos recursos aos profissionais permitiu que a categoria deixasse o cenário de dificuldades.

“Apesar das dificuldades que já enfrentamos, o importante nesse momento é que o pescador tem recebido o seu seguro para, no período da piracema, tirar o pescador do rio, o que é muito importante para o meio ambiente”, disse ele.

Com o pagamento das quatro parcelas, o governo federal injetou no município R$ 1.761.560,00. “Ainda faltam 35 pescadores, mas já estão agendados para dar entrada no seguro na próxima semana”.

De acordo com o Sindicato dos Pescadores, o município de Amarante foi o primeiro do Estado a ser contemplado com o pagamento do seguro.

“A gente fica feliz com isso, até porque nossa economia se movimenta melhor e possibilita mudança de vida para os pescadores. Temos residências em Amarante com dois pescadores que geralmente recebem juntos o seguro”, encerra.

O seguro-defeso é o benefício concedido ao Pescador Artesanal durante o período de defeso da atividade pesqueira para a preservação da espécie, conforme disposto na Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003.

“Estamos satisfeitos”, disse o presidente do Sindicato sobre Seguro-Defeso (Foto: Leomar Duarte)

Tags:

Comente aqui

Praesent sed Sed quis, leo risus mi, pulvinar elementum ut tristique