lançamento da campanha outubro rosa em Amarante

Saúde de Amarante lança campanha ‘Outubro Rosa’ e enfatiza a importância do autoexame

A Prefeitura de Amarante lançou oficialmente às 18h30 dessa segunda-feira (30) a campanha Outubro Rosa, que tem como propósito combater o câncer de mama. A campanha é uma ação realizada no município por meio da Secretaria de Saúde.

O momento, que contou com a presença do prefeito Diego Teixeira, secretários, coordenadores e servidores de Saúde, foi realizado na sede do órgão.

A aluna do curso de Enfermagem, da escola Cefep em Amarante, Francimária Teixeira, participou do lançamento da campanha. “Temos a obrigação de passar essas informações adiante, pois é necessária essa contribuição, sem deixarmos de aprimorar nossos conhecimentos.”

De acordo com a professora Raniere, do curso de Enfermagem da escola Cefep, a instituição de ensino é parte envolvida na luta contra o câncer de mama. “Tive o prazer de trazer os alunos para esse momento porque é importante enfatizar a importância do combate ao câncer de mama. Temos que incentivar o cuidado e a importãncia do autoexame.”

De acordo com a coordenadora do Nasf, Tairine Sibele, diversas ações vão ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A caminhada só está começando. Vamos todos juntos fazer essa ação, pois nossa saúde merece cuidado. Teremos atividades todas as semanas nas Unidades Básicas de Saúde de Amarante.”

Segundo a coordenadora da Atenção Básica no município, Fátima Noleto, a exposição aos riscos da doença é um fator preocupante. “Este momento é extremamente importante porque nós mulheres estamos expostas e, a qualquer momento – se não fizermos a prevenção, poderemos ter esse câncer que deixa a mulher debilitada e sem perspectiva de vida.”

“Este ano, pensamos na abertura da campanha e nas atividades que vão ser desenvolvidas nas unidades de saúde. Esta campanha do câncer de mama é importante porque é um dos principais motivos de óbitos da população de 50 anos acima. O Ministério faz essa campanha para que possamos sensibilizar o maior número de pessoas e de profissionais para que seja feita a mamografia. Todas as mulheres terão essa garantia do acesso livre para prevenção todos os dias e em todas as unidades de saúde”, afirmou Antonia Carvalho.

O prefeito Diego Teixeira reforçou a importância da descoberta precoce, possibilitando a chance de cura. “Quero fortalecer o pedido para que a população seja chamada a fazer o autoexame e que ela possa até mesmo fazer o exame no laboratório. O nosso propósito é possibilitar a chance de cura com a descoberta precoce da doença. Para isso, temos que transmitir o maior número de conhecimento à população.”

O lançamento da campanha Outubro Rosa aconteceu com a presença dos secretários Adriano Silva (Finanças), Ronaldo Brandão (Cultura e Turismo), Antonia Carvalho (Saúde), Guilherme Teixeira (Administração) e também coordenadores e integrantes das equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Fotos: Leomar Duarte e Gisele Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *