Menu...

18 de agosto de 2019

Prefeitura de Amarante e Governo do Piauí entregam fardamento a mais de cem alunos do Mirim Cidadão


Hospital de Olhos

Publicidade

Os integrantes do Mirim Cidadão de Amarante estão uniformizados. O fardamento foi entregue na manhã deste sábado (13), uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Segurança em parceria com a Prefeitura Municipal de Amarante, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ao todo, foram entregues 110 uniformes aos adolescentes do projeto no município durante ato solene realizado a partir das 10h no Ginásio Poliesportivo Municipal – O Mirandão.

De acordo com o coronel Edson – do Comando de Policiamento dos Cerrados (CPCE), a parceria entre o município e o governo é essencial para o sucesso do projeto.

“Eu me sinto alegre e satisfeito com esse projeto em Amarante. percebemos que aqui(em Amarante) é um trabalho mais desenvolvido. Essa parceria é essencial para o sucesso do projeto”, disse ele.

Wilson Ferreira, que é pai de dois integrantes do Mirim Cidadão em Amarante diz que teve a felicidade de incluir os filhos no projeto. “É uma satisfação imensa, pois eu acredito que o projeto tem o objetivo de criar cidadãos de bem. Eu tive a sorte e a felicidade de incluir dois filhos meus. Tenho certeza que muitos pais sentem a mesma coisa.”

A coordenadora do projeto em Amarante, Lorena Lopes, ficou emocionada durante o momento solene de entrega do fardamento.

“É um retorno o nosso trabalho, e isso é gratificante porque temos também o retorno dos pais, com o apoio do estado e do município. Para tudo isso acontecer, temos o maior apoio do prefeito e da Ana Tércia (secretária de Assistência Social)”, afirmou lorena.

A secretária Ana Tércia fez agradecimentos ao secretário Fábio Abreu – que estava presente no evento, pelo atendimento ao pedido do fardamento. “Temos um carinho especial por esse projeto. Nós vivenciamos uma experiência marcante com um dos mirins quando chegou a nos dizer: vocês salvaram a minha vida. Esse sentimento, troca de aprendizado e gratidão não tem como explicar. Eu quero que todos continuem acreditando no projeto, pois nossos meninos têm um futuro brilhante. Agradeço imensamente ao secretário Fábio Abreu por atender nosso pedido”.

O tenente-coronel Cordeiro afirmou que “essa é uma boa ação para não deixar o jovem enveredar no crime. Ele (o mirim cidadão) aprende a disciplina, a respeitar os pais, professores e só tem a crescer”.

O cabo Giordano – voluntário do projeto, falou da satisfação pela entrega do fardamento. “É uma satisfação estar recebendo esse fardamento dos meninos. Nós que estamos trabalhando de forma voluntária nesse projeto desde o início, sabemos da importância dele aos mirins.”

O sargento Lopes, que também é voluntário do projeto, assegura que um dos pontos essenciais do Mirim Cidadão está na disciplina aplicada. “O foco é disciplina porque teremos crianças e adolescentes com formação diferenciada. Isso é uma mudança na vida deles. A gente busca colocar todos eles num contexto social de disciplina plena, e vemos realmente a vida deles mudar para a melhor”

Sem deixar de enaltecer a parceria com Fábio Abreu, o prefeito Diego Teixeira falou sobre a evolução do projeto no município, ocasião em que agradeceu aos pais e colaboradores.

“Inicialmente seriam 50 vagas, mas a procura foi muito maior e hoje temos mais de cem adolescentes contemplados sob o comando do cabo Giordano e sargento Lopes. Agradeço às mães que sempre fazem a parte e aos adolescentes que dão essa demonstração de força de vontade. É um orgulho para nós estamos fazendo essa parceria com Fábio Abreu e poder ver que temos bons frutos em nossa cidade. Agradeço a toda a equipe que está empenhada em melhorar a vida dos nossos mirins. A gente fica feliz em ter buscado essa parceria. O capitão (Fábio Abreu) sempre foi muito sensível aos nossos apelos, e hoje estamos uniformizando os mirins cidadãos da nossa cidade”, disse o gestor.

O deputado federal e secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu, enalteceu a iniciativa da gestão municipal no apoio ao projeto Mirim Cidadão. “A prefeitura que apoia um projeto como este está investindo no futuro das crianças e de todos. O futuro vai dizer a importância desses momentos. O apoio dos pais nesse projeto é fundamental, pela participação e acompanhamento. Estamos felizes com a entrega do fardamento dos mirins de Amarante, e assim conseguimos avançar nesse projeto. Eu tenho certeza que o resultado será muito melhor.”

O projeto sócio-educativo, implantado em Amarante em junho de 2017, conta com alunos de 7 a 17 anos e se enquadra na categoria de políticas públicas, ocasião em que são realizadas palestras, oficinas, além de atividades pedagógicas e esportivas.

Ainda durante o ato solene, uma TV foi sorteada como resultado de uma rifa organizada pelos Mirins Cidadãos, e foi realizada ainda uma apresentação de dança pelos alunos para o público presente.

Participaram do ato de entrega do fardamento o subcomandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – Major Rosevaldo; o comandante do CPCE – Coronel Edson; o tenente-coronel e subcomandante do CPCE – Vicente Carlos; o comandante do 18º BPM de Água Branca – tenente-coronel Cordeiro; o vereador Edmundo, os secretários Ronaldo Brandão (Cultura e Turismo), Diogo Josennis (Meio Ambiente), e a presidente da Associação do Bairro Cajueiro, Dorinha.

Vídeos e fotos: Leomar Duarte




 

Publicidade


Publicidade

Tags: