cirurgia de catarata amarante

Prefeitura de Amarante realiza quase 400 cirurgias de catarata em apenas três meses

A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou aproximadamente 400 cirurgias de catarata, de março a junho deste ano. A iniciativa é resultado de uma parceria do município com a clínica OftalMed, em Teresina.

Segundo a gestão, todo o procedimento é feito gratuitamente para o paciente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O município encaminha para a regulação e, de imediato, o paciente é atendido na clínica. Em, no máximo, 15 dias a cirurgia é feita. Hoje, já temos 385 cirurgias realizadas. A gente fica muito feliz com esse resultado”, explicou a coordenadora de regulação da Secretaria de Saúde, Lorena Lopes.

Dona Maria Madalena, de 68 anos, foi submetida recentemente ao procedimento cirúrgico de catarata por meio da Prefeitura de Amarante. Ela disse que já não estava conseguindo enxergar. “Se eu fosse pagar por esta cirurgia, teria que desembolsar R$ 6 mil. Eu já estava ficando sem enxergar. Graças a Deus, estou enxergando até formigas no chão, pois eu só via cinzas. Eu queria muito que todo o meu corpo estivesse como está a minha visão.”

De acordo com a secretária Antonia Carvalho, o município tem como meta atender toda a demanda. “Esse é o nosso objetivo: fazer com todos possam voltar a enxergar, e sem dificuldades. O que queremos é atender toda a demanda. A gente fica satisfeito quando dá tudo certo e que o paciente fica feliz porque voltou a enxergar. É uma gratificação muito grande.”

O paciente João Evangelista Lopes de Sousa, de 63 anos, agradece à prefeitura pelo sucesso da cirurgia. Ele assegura que está feliz com o resultado. “Graças à Prefeitura de Amarante eu estou enxergando muito bem, pois foi através dela que tudo isso foi possível. Estou feliz com essa ótima ação do prefeito Diego Teixeira.”

De acordo com o prefeito Diego Teixeira, “a iniciativa se deu em razão da grande demanda do município”. Segundo ele, a ação precisa beneficiar o paciente em todos os aspectos. “Dona Madalena esperou anos para voltar a enxergar normalmente. Fizemos todo o procedimento, incluindo o transporte dos pacientes. Hoje, a felicidade dela é o que melhor representa o nosso objetivo. O que temos como propósito é atender toda a demanda do município, e assim vamos fazer!”

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *