Menu...

19 de novembro de 2018

Prefeitura promove manhã de lazer aos idosos em balneário de Amarante


Hospital de Olhos

Os idosos de Amarante, integrantes do grupo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tiveram neste sábado (13) uma manhã com diversas atividades de lazer. A iniciativa é da Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. As ações foram realizadas no balneário Paulo Nésio, próximo à comunidade Periperi, zona rural do município.

A idosa Francisca dos Reis da Silva Macêdo, considera que o momento é de muita diversão e que todos do SCFV formam uma família. “Aqui somos uma família. Esse trabalho da prefeitura é muito bom, até porque faz com que nos vejamos como irmãos. Aqui é uma diversão!”

Como parte das atividades, em alguns minutos de conversa, a psicóloga Ylane Sá explanou a importância das ações voltadas ao Outubro Rosa, no combate ao câncer de mama.

“Conversei com eles orientando de modo preventivo sobre o Outubro Rosa para que as mulheres façam o autotoque e que possam orientar outras pessoas a fazerem esse tipo de exame. Os idosos têm muita maturidade, o que torna fácil a execução desse trabalho. O melhor em tudo isso é que a Assistência Social está trazendo formas diversas de estar mostrando como eles podem ter uma saúde melhor”, disse a psicóloga.

A idosa Joaquina Feitosa de Sousa Lima considera que a atividade com os idosos é um momento de diversão e partilha. “Se eu ficasse sem essas atividades já estaria em uma cadeira de rodas ou num cemitério. A gente partilha tudo, numa boa e na amizade. Passei uns dias fora [em viagem], quase morri de saudade.”

O coreógrafo Júlio Dance enfatiza a importância das atividades físicas como uma forma de sair do sedentarismo em meio à diversão.

“Estamos nessa manhã de lazer com eles em mais um momento de distração. Alguns dos idosos dizem que, antigamente, essas atividades não existiam com toda essa dinâmica e aconchego. Eles se sentem muito bem. Inclusive dois deles já pararam de tomar medicamentos porque já se sentem melhor de saúde, pois saíram do sedentarismo. Tudo isso para mim é gratificante.”

O idoso Raimundo José da Silva agradece ao gestor Diego Teixeira pelas atividades na Assistência Social. “Esse evento é da maior importância, até porque nesses encontros a gente se sente a vontade. Agradeço ao nosso gestor que sempre traz atividades que a gente se dá muito bem. Aqui é só alegria.”

“A questão social trabalhada nessas ações contempla a todos, e esse é o foco principal da nossa ação. É também uma forma de possibilitar que eles saiam da rotina e do estresse do cotidiano”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ana Tércia.

Os idosos participaram de um café da manhã. Em seguida, tiveram atividades de Capoterapia, dança e banho. O evento foi finalizado com um banho no balneário.

O prefeito Diego Teixeira vê o evento como uma oportunidade de melhoria das condições de vida dos idosos.

“Eu considero um momento importante de lazer aos nossos idosos com atividades de capoterapia, diversão, conversa com psicóloga, café da manhã, banho e almoço. Passeios como este surtem efeitos na qualidade de vida por meio do bem-estar físico, mental, como também social”, disse ele.

Fotos e vídeos: Denison Duarte e Gisele Duarte

Tags:

Comente aqui

justo vulputate, at diam consequat. facilisis elit. elementum in