Menu...

23 de julho de 2018

Quarenta profissionais em Saúde iniciam formação em álcool e drogas em Amarante


Hospital de Olhos

A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o projeto Itinerários do Saber – do Ministério da Saúde, deu início na manhã desta sexta-feira (13) ao curso de Formação em Álcool e Drogas para profissionais de saúde do município.

Ministrado pelas enfermeiras de Amarante e de Teresina, Luciana Noleto e Paula Fernanda – respectivamente, o curso tem duração de 40 horas e será realizado nas sextas-feiras na Câmara de Vereadores.

O curso conta com a participação de 40 integrantes das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Assistência à Saúd da Família (Nasf). Segundo Luciana Noleto a iniciativa vai permitir que cada profissional possa lidar com avanços consideráveis na forma de visão, de intervir, acolher, receber e até conduzir cada caso encontrado.

“Eu sempre tive muita vontade que esse evento acontecesse em nosso município. O que me chama a atenção nele é a qualificação dos profissionais, que sem dúvida vai melhorar na assistência e vai permitir que cada profissional possa lidar melhor com os pacientes por meio de uma melhor visão, forma de intervir, acolher, receber e até na condução de cada caso”, disse Luciana.

Para a enfermeira Paula Fernanda, um dos pontos mais importantes na aplicação do projeto é a condição diferenciada de ouvir os pacientes para saber quais são os seus anseios.

“Esse projeto do Ministério da Saúde é inovador porque traz de modo assistencial o acolhimento às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e drogas. Essa turma tem uma formação diferenciada por saber acolher usuários, como tratar e como estar inserindo-o na sociedade e no mercado de trabalho. Agora a gente vai ouvir os pacientes para saber quais são seus anseios”, disse ela.

A partir do elo de ligação entre profissionais de Saúde e os usuários que serão acompanhados, o projeto visa a quebra de preconceitos em lidar com o usuário. De acordo com Paula Fernanda, “o município é quem mais tem a ganhar com essa ação”.

A secretária Antonia Carvalho disse ao Somos Notícia que está feliz com a conquista e intitulou o curso como “um importante passo para Amarante”. “Não resta dúvida de que todo o município ganha com a preparação dos nossos profissionais. O projeto traz a formação para aprendermos a lidar e acompanhar os casos de álcool e drogas que temos. Este é, certamente, um importante passo para Amarante.”

O prefeito Diego Teixeira em seu perfil numa rede social desejou boa sorte aos profissionais e parabenizou à Secretaria de Saúde do município. A exemplo dos demais profissionais envolvidos, o gestor considerou importante a implantação do projeto no município.

“Os servidores iniciaram hoje uma capacitação voltada à assistência dos dependentes de álcool e drogas. O evento acontece por meio do projeto Itinerários do Saber, do Ministério da Saúde. Parabéns à Secretaria Municipal de Saúde pela ação! Boa sorte aos servidores nessa nova jornada com a implantação desse importante projeto em nosso município”, disse ele.

Prefeitura de Amarante inicia formação de servidores

Fotos: Denison Duarte e Luciana Noleto

 

Tags:

Comente aqui

tristique mattis velit, felis neque. id quis ut ipsum