Menu...

Última Notícia

9 de dezembro de 2018

Pescadores de Amarante descobrem golpe de quadrilha ao tentar sacar seguro


Hospital de Olhos

A exemplo de outros lugares no Brasil, pescadores de Amarante estão sendo vítimas de uma quadrilha especializada em saques do seguro-defeso. A informação foi repassada pelo presidente do Sindicato da categoria em Amarante, José de Arimatéia Ferreira.

A entidade tem no seu quadro de sócios aproximadamente 600 membros. Em relatos feitos pelo presidente cinco pescadores já constataram em suas contas a ação da quadrilha. Ele explica que o beneficiário quando chega à agência bancária para efetuar o saque, o dinheiro já não está mais na conta.

“Foi um grande susto porque além da demora na entrega desse benefício, no sexto mês do ano, os pescadores se deparam com esse ato indevido dentro da Caixa Econômica Federal. Quando o pescador chega para sacar o dinheiro ele já está sacado em outro Estado”, relata o presidente do sindicato dos pescadores de Amarante.

As ocorrências foram constatadas em outros municípios do Piauí. Os pescadores estão registrando Boletins de Ocorrência em distritos da Polícia Civil do estado, mas deverão ser encaminhados para a Polícia Federal. Em reportagem feita pelo Cidade Verde, os saques estão sendo feitos com uso do cartão cidadão, da Caixa Econômica.

A ação já foi detectada em outros estados como Tocantins, Pará, Goiás, Maranhão e São Paulo. Os furtos estão ocorrendo com saques que chegam ao valor total referente a quatro salários mínimos, o que equivale a R$ 3.748,00, totalizando quase R$ 4 mil de prejuízo para cada pescador.

O seguro-defeso é referente aos meses da piracema, período em que os pescadores estão proibidos de trabalhar para respeitar o ciclo reprodutivo dos peixes.

Tags:

Comente aqui

eget libero suscipit venenatis, ut sem,