Menu...

24 de outubro de 2018

Jovens de Amarante integram Núcleo de Desenvolvimento do Selo Unicef


Hospital de Olhos

A Prefeitura de Amarante, por meio da Comissão do Selo Unicef, edição 2017-2020, reuniu jovens do município, entre 14 e 21 anos, para a criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca).

De acordo com a mobilizadora de adolescentes e jovens de Amarante – integrante da Comissão, Marcieva da Silva Moreira, o momento é importante para a participação jovens na promoção de ações públicas no município.

“Queremos promover um diálogo mais próximo da realidade para a promoção de uma juventude ativa e mais participativa dentro da sociedade”, disse ela em entrevista ao Somos Notícia.

A mobilizadora é o agente público que possui vínculo direto à gestão municipal, que é responsável pelo apoio aos integrantes do Nuca no município.

Segundo ela, a partir deste mês o município passa a realizar atividades que irão absorver outros interesses de adolescentes em Amarante. “O processo precisa que eles se sintam parte desse processo de socialização educacional de Amarante, um processo que eles possam se ver como indivíduo participativo na sociedade”, completou.

A aluna do 8º ano – do Colégio Antonio Gramosa, Ana Kelly, gostou da proposta de criação do Nuca. “Achei muito bom o encontro. achei ótima a proposta de transformação da sociedade por meio do núcleo”, disse ela.

Para a aluna Cinara Cristina – também do 8º ano, o papel do Nuca será de grande importância na sua comunidade. “Achei legal porque vai ajudar o jovem a ter conhecimento do que ele está fazendo na sociedade, além de orientar na participação de discussões sobre as drogas, gravidez na adolescência, dentre outros temas da nossa comunidade.”

O encontro contou com a participação dos integrantes da comissão do Selo Unicef e também do secretário de Educação, Ironilson Lima. Na abertura da reunião, ele agradeceu a todos e pediu o apoio dos jovens. “Quero agradecer imensamente a vocês por terem aceito o chamado da Secretaria, por meio da equipe que vai coordenar o Selo Unicef. O selo vai criar políticas para a juventude e aproveitar as que já existem voltadas aos nossos jovens. Por isso, precisamos contar com o apoio de vocês porque são vocês que vão dizer para nós o que querem para a juventude e para Amarante, além de nos apresentar o que vocês têm como sugestão de políticas públicas e projetos para as comunidades de vocês”, disse.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Educação, a partir das 9h.

Jovens de Amarante discutindo políticas públicas na criação do NUCA

Fotos: Denison Duarte

Tags:

Comente aqui

leo eleifend quis Donec Nullam lectus facilisis commodo pulvinar libero. efficitur.