Greve do Emater no Piauí: ‘Não temos a menor estrutura’, diz engenheiro do órgão em Amarante

   Emater em greve – As sedes do Emater-PI estão com uma faixa anunciando que os servidores estão em greve por tempo indeterminado desde a última sexta-feira (12). O carro-chefe da pauta de reivindicações é a elaboração de um plano de cargos e salários para os servidores. A greve foi decidida pela categoria em Assembleia Geral […]
emater em greve
terça-feira, ago 16
  •  
  •  
  •  

Emater em greve – As sedes do Emater-PI estão com uma faixa anunciando que os servidores estão em greve por tempo indeterminado desde a última sexta-feira (12).

O carro-chefe da pauta de reivindicações é a elaboração de um plano de cargos e salários para os servidores.

A greve foi decidida pela categoria em Assembleia Geral na última semana, em Teresina. Aproximadamente 700 servidores estão com as atividades paradas.

De acordo com o Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, muitos dos servidores já trabaham há quase 30 anos, têm curso superior e estão ainda com renda por volta de R$ 1.500,00.

Alguns programas do governo federal, desenvolvidos no Piauí como o Garantia Safra estão suspensos. O prazo para as inscrições se completaria este mês.

Apenas 30% dos servidores estão trabalhando. O presidente do Sindicato dos Servidores, Lázaro Sabino, diz que a maior preocupação do Emater e do Sindicato é com o agricultor familiar.

“De 5 anos pra cá nós começamos a negociar o plano, mas o governo nada fez e decidimos parar as atividades. A nossa maior preocupação é com os agricultores familiares, que já estão prejudicados”, disse ele ao jornal.

Além do Garantia Safra, alguns outros programas estão suspensos como o Água Doce, Distribuição de sementes, além da assistência técnica e extensão rural.

Em Amarante a situação de precariedade vai além. O prédio está abandonado e, depois de seis meses sem o pagamento do aluguel do novo endereço, os funcionários estão trabalhando em um local improvisado.

“Aqui, não temos internet e nenhuma estrutura para trabalhar. Estamos neste local depois de passarmos seis meses sem o estado pagar o aluguel do lugar onde estávamos”, afirma o engenheiro agrônomo, Francisco Terto.

Emater em greve

emater em greve

Cadastre-se e receba nosso conteúdo

O autor

Denison Duarte

Jornalista formado pela faculdade Estácio Ceut, em Teresina. Lançou em junho de 2013 o site Somos Notícia, em Amarante. Ainda no mesmo ano, foi contratado pelo Sistema Meio Norte de Comunicação como jornalista de Redação. Em 2008 iniciou atividades jornalísticas no mesmo sistema, representando o município de Amarante-PI durante 5 anos e 10 meses. Acesse nosso grupo no Telegram: Somos Notícia, Amarante Piauí E-mail: [email protected]

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados