Menu...

20 de junho de 2019

Em encontro com presidente do FNDE, Diego Teixeira fala sobre investimentos para Amarante


Hospital de Olhos

Publicidade

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (Ampar) e também prefeito de Amarante, Diego Teixeira, esteve com o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), professor Carlos Alberto Decotelli, na manhã desta segunda-feira (10), com o presidente da Associação Piauiense De Municipios (APPM), Jonas Moura, e também com a presidente da Undime-PI, Cleidimar Tavares.

A reunião aconteceu na sede da APPM, ocasião em que o Carlos Alberto Decotelli parabenizou Jonas Moura pela estrutura oferecida aos municípios do Piauí.

O presidente do FNDE afirmou que a sua vinda ao Piauí teve como finalidade anunciar o funcionamento do órgão como mero repassador de recursos aos municípios e que irá investir na montagem e no aprimoramento de estratégias.

“A educação do Brasil é um desafio para qualificar profissionalmente a vida dos brasileiros em relação à sua cidadania integral. Nesse aspecto, a determinação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Educação Abraham Weintraub é que o FNDE priorize a gestão, gestão de não mais apenas fazer a imposição dos trabalhos a partir de Brasília, mas sim um FNDE mais Brasil”, destaca Decotelli.

Publicidade

Carlos Alberto Decotelli disse ainda que os financiamentos de escolas, transporte escolar e merenda, dentre outros temas vão ser deliberados conforme as necessidades apontadas pelos municípios.

“Nós agora queremos conversar, queremos a autocrítica do que estamos aplicando e queremos também aprender novas técnicas. Hoje Teresina é referência nacional, é orgulho nacional pelo que evoluiu na área educacional. A estrutura da forma pela qual o prefeito Firmino vem conduzindo a educação é modelo para todo o país”, revela.

Ainda no encontro, Carlos Decotelli anunciou a reunião que o órgão estará promovendo com os gestores municipais do estado.

“Queremos ter a cooperação de todas as 224 prefeituras do Piauí, para que nos dias 25 e 26 de junho venham até Teresina, onde conversaremos sobre a melhor forma do FNDE interagir com seus programas para ajudar e atuar na melhoria da educação de todo o estado do Piauí. Queremos contar com a presença dos secretários de educação e prefeitos como convidados. Peço aos professores que vierem para o encontro que ouçam os pais, que tragam demandas objetivas para podermos aproveitar ao máximo o tempo que estivermos juntos. O FNDE estará dividido em onze oficinas de trabalho e trará vinte e sete profissionais que estarão aqui para estudar e capturar, de maneira conjunta, o que é mais adequado para a educação do Piauí”, pontua o gestor.

O presidente da AMPAR e também prefeito de Amarante, Diego Teixeira, afirmou que o momento foi importante para os gestores, que também tiveram a oportunidade de apresentarem suas reivindicações. Sem entrar em detalhes, o gestor falou que aproveitou para falar sobre investimentos para Amarante.

“O momento foi oportuno para apresentarmos nossas necessidades, como também para ouví-lo sobre a forma como será a formatação do FNDE. Nós vamos nos reunir novamente com o órgão, ocasião em que os prefeitos e secretários apresentarão suas dúvidas em um próximo encontro nos dias 25 e 26. Conversamos também sobre a necessidade de novos investimentos destinados ao nosso município de Amarante”, disse o presidente da AMPAR, Diego Teixeira.

Além do prefeito de Amarante, participaram do encontro o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, os prefeitos dos municípios de Batalha, São Raimundo Nonato, Amarante, José de Freitas, Oeiras, Valença do Piauí e Murici dos Portelas, a presidente da UNDIME-PI, Cleidimar Tavares e técnicos municipais.

Com informações da APPM

Publicidade

Tags: