Press "Enter" to skip to content

Diego Teixeira e secretário de Educação explicam a dinâmica das aulas em Amarante durante a pandemia

Last updated on 21 de maio de 2020

A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai iniciar a partir do dia 1º de junho o projeto ‘Estudando em Casa’, que vai ser direcionado aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação está prevista para ser executada em até dois meses.

O objetivo é possibilitar que o corpo discente tenham acesso aos conteúdos elaborados pelos professores da Rede para que não fiquem sem aprendizagem durante o isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus.

O secretário municipal de Educação, Valmar Júnior, considera que um dos fatores para a aplicação da modalidade de ensino é a falta de acesso à tecnologia em algumas comunidades. “Sabemos que muitas regiões do nosso município não têm acesso à internet. Nós adaptamos esse modelo em que a secretaria reproduzirá essas atividades e, na sequência, a própria secretaria levará essas atividades aos alunos por meio de pontos de apoio”, explicou.

A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que a primeira remessa aconteça no dia 1º de junho. “A gente tem orientado aos colegas para que, junto com as atividades, haja algo explicativo aos alunos sobre a realização do que foi passado a eles”, completou.

Valmar Júnior, disse ainda que o processo de entrega dos conteúdos será feito de modo ordenado e organizado, de modo que toda a Rede Municipal de Ensino seja beneficiada com a ação. “As atividades serão entregues aos alunos, e oito dias depois as atividades serão recebidas (pela secretaria), ocasião em que serão entregues aos alunos a segunda remessa de atividades. Nessa primeira entrega, os servidores vão estar explicando todos os detalhes desse projeto aos alunos, e inclusive às famílias. A comunidade que receber as atividades na segunda-feira pela manhã, terão os novos conteúdos toda segunda-feira, quando os alunos vão devolver respondidas as atividades entregues na segunda-feira anterior.”

O prefeito Diego Teixeira publicou em rede social um vídeo de apresentação do novo projeto. “Amigos, vamos iniciar um grande desafio em Amarante, as aulas remotas. Tomamos essa decisão para que os nossos alunos não fiquem todo esse tempo sem nenhuma aprendizagem, sem nenhum conhecimento. Até julho as aulas serão nessa modalidade e vamos decidir sobre o retorno à sala de aula quando houver segurança para os alunos e profissionais da Educação. Conto com o apoio de vocês!”

A modalidade de ensino representa a execução de um projeto-piloto, que vai contar com a dedicação exclusiva de pais, professores e demais servidores da secretaria. “A orientação que nós damos é que tenhamos muito cuidado e calma na hora de avaliar essas atividades”, finalizou o secretário.

O quadro da Rede Municipal de Ensino conta atualmente com 3.240 alunos, que deverá ser atendido até o dia 31 de julho por meio do projeto ‘Estudando em Casa’.

O município fez a aquisição de mais de três mil pastas para organização dos materiais a serem encaminhados aos alunos da rede municipal de ensino. Com o propósito de minimizar o contato no processo de entrega das atividades.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia e SEMED

Entrega das atividades aos alunos

ZONA URBANA
No processo de entrega das atividades impressas, os pais dos alunos que moram na sede receberão as atividades na escola em que os filhos estudam.

ZONA RURAL
Os alunos que moram nas comunidades rurais sede das escolas, os pais receberão as atividades na escola. Já os que moram mais distante das unidades escolares onde estudam, a entrega será feita nas comunidades onde os residem.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *