A Prefeitura de Amarante iniciou neste sábado (13) o cursinho preparatório para o Concurso da Polícia Militar do Piauí. Ao todo, 105 alunos se inscreveram, e a aula inaugural foi realizada às 08h30 na sede da Unidade Escolar Municipal Antonio Gramoza, no bairro Escalvado.
A secretária municipal de Educação, Jesuíla Vilarinho, e o vice-prefeito Mateus Vilarinho abriram oficialmente o cursinho. Ela assegura que o município vive um momento ímpar por conceder aos concurseiros uma valiosa oportunidade. Também participaram da aula inaugural os vereadores Francisquinho e Luan Brandão.
“Este programa é uma adesão do município por meio do prefeito Diego Teixeira e de sua esposa Ana Tércia. Hoje estamos iniciando oficialmente o cursinho com a aula inaugural. A expectativa é muito grande, e a gente fica emocionado com esta oportunidade que o município está concedendo a esses jovens”, afirmou a secretária ao Somos Notícia.
Para o candidato Paulo César, o cursinho era o que, de fato, os concurseiros estavam esperando. “Vai contribuir imensamente, até porque é uma oportunidade que a gente estava precisando muito. Aqui na região não foi dada essa chance aos candidatos. Estamos felizes porque esse momento é importante para crescermos e termos uma oportunidade maior para nós”
Esmael Santos considera que “sem dúvida, esse cursinho vai ajudar na aprovação”. Ele assegura que, sem essa chance, teria que recorrer unicamente às tradicionais apostilas. “Se não fosse essa oportunidade teríamos que recorrer à internet ou à compra de apostilas. O cursinho vai representar uma força muito grande nessa preparação.”
Já William Azevedo exalta a iniciativa da gestão municipal por oportunizar aos amarantinos melhor condição de preparo para o concurso da PM. “Esse momento é muito importante porque é a primeira vez que os jovens têm em Amarante uma oportunidade para se prepararem de forma efetiva para um concurso público, podendo até haver uma melhoria de vida com a aprovação nesse concurso que é o sonho de muitos.”
O professor de História, Carlos Jailson, fala sobre a dinâmica das aulas e da equipe de trabalho. “As aulas presenciais serão às sextas à noite, nos sábados o dia todo e nos domingos até o meio dia. Nós temos uma equipe montada para atender essa demanda com alguns professores que são da Ordem da Estrutura do Estado. Eles fazem parte do nosso projeto em razão do olhar pela oportunidade. Geralmente, vemos que falta o despertar para incentivar nossa juventude a procurar um meio de sobrevivência, que, geralmente, tem como caminho natural o concurso público.”
O diretor do Instituto Educar Mais Ação, Luciano Magalhães, participou da aula inaugural apresentando a dinâmica no decorrer do cursinho preparatório. “Esse concurso é voltado para os jovens, e estamos trazendo para Amarante professores com uma grade curricular voltada para concursos e com larga experiência em disciplinas como Língua Portuguesa, Noções de Informática, Matemática, Raciocínio Lógico, Direitos Humanos, Penal, Constitucional, dentre outros. Os candidatos têm que sempre acreditar nos seus sonhos, mantendo o foco, a educação e a disciplina.”
O vice-prefeito Mateus Vilarinho disse ao Somos Notícia que o objetivo da prefeitura é possibilitar que os jovens se saiam bem nas provas. “O que a prefeitura está fazendo é dando a esses jovens a oportunidade de um bom aproveitamento neste período de preparação para o concurso da Polícia Militar do Piauí. O objetivo é fazer com que tenhamos um bom número de candidatos aprovados aqui em Amarante, o que é muito importante para o município”, afirmou o vice-prefeito Mateus Vilarinho.
A Secretaria Municipal de Educação contou com a participação de uma equipe da Saúde para aferição de temperatura e a devida higienização como medida de segurança no combate ao novo coronavírus, iniciativa que foi destacada pelo prefeito ao elogiar a iniciativa dos candidatos.
“Hoje era para ser sábado de carnaval, mas nossos jovens estão estudando para o concurso da Polícia Militar. As aulas do cursinho preparatório oferecido pela Prefeitura já começaram e todas as medidas de distanciamento estão sendo respeitadas. Boa sorte, jovens. Quando a gente acredita em um sonho e se esforça, o resultado acontece”, disse o gestor.
Uma fila se formou para a entrada ao recinto onde será realizado o cursinho preparatório. A Secretaria Municipal de Educação informou ao Somos Notícia que o número de inscritos só não foi maior em razão do cuidados necessários por causa do novo coronavírus.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia














































