Menu...

23 de maio de 2019

CREAS capacita profissionais em Amarante no combate à violência sexual contra crianças


Hospital de Olhos

Publicidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Amarante, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou uma plenária na manhã desta terça-feira com foco no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O evento, que teve participação das secretarias de Educação e Saúde, contou com o envolvimento direto de Agentes Comunitários de Saúde e coordenadores educacionais.

“Tivemos essa ideia de capacitá-los por serem os primeiros observadores desse tipo de ocorrência. Com essa capacitação eles vão saber a quais órgãos vão poder recorrer na defesa de crianças abusadas sexualmente”, afirmou o coordenador do CREAS, Dácio Martins.

A plenária aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h. Apesar de ser alusivo ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil (18 de maio), a organização do evento reforça a necessidade da continuidade das ações em caráter permanente.

Publicidade

“O trabalho de referência será contínuo por ser voltado à sociedade, e vai ser feito com orientação e encaminhamento por estar relacionado à proteção da criança e do adolescente”, finalizou.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Tércia, enfatiza a ação conjunta de profissionais e famílias no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Nossa gestão tem um olhar muito sensível à situação de vulnerabilidade de crianças do município. Por esta razão, estamos sempre promovendo ações que contemplem a proteção e a qualidade de vida delas e também de adolescentes. Essa plenária é também muito importante porque inclui a participação de profissionais e famílias, o que beneficia a criança e o adolescente em todas as suas necessidades”

O prefeito Diego Teixeira afirmou que “a iniciativa do evento fará a diferença nas ações de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Ele reforça a importância da continuidade do trabalho em caráter preventivo. “Sem dúvida, o mês de maio é marcado por essa campanha em todo o Brasil, mas nós decidimos trabalhar a conscientização de modo contínuo envolvendo não só a participação de profissionais do município, mas as famílias como um todo.”

Fotos e vídeo: Leomar Duarte

Cobertura: Leomar Duarte e Gisele Duarte

Publicidade

Tags: