Press "Enter" to skip to content

Covid-19: Amarante apresenta plano de contingência

Last updated on 13 de maio de 2020

O município de Amarante criou um plano de contingência para encarar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O plano foi elaborado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e apresenta oficialmente o planejamento de medidas que o município vai adotar para conter o avanço do vírus.

Desde que a pandemia do coronavírus tornou-se uma ameaça, o prefeito Diego Teixeira adotou uma série de medidas preventivas, como a suspensão das aulas e atividades não essenciais através de decretos, barreiras sanitárias, distribuição de máscaras e orientação da população através da Vigilância Sanitária. O plano, que foi enviado à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público, oficializa todas as ações e prevê novas medidas enquanto durar a pandemia.

De acordo com a coordenadora de atenção básica representante do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Noleto, o plano contém todas as estratégias do atendimento para a população na atenção básica e estabelece um conjunto de ações preventivas, como o reforço das barreiras sanitárias, sanitizações dos espaços públicos e o disk denúncia, número de telefone divulgado para a população denunciar os estabelecimentos comerciais que estiverem descumprindo os decretos e possíveis aglomerações de pessoas.

O plano prevê ainda atendimento específico para pacientes com sintomas da Covid-19 ou com síndromes respiratórias. A UBS Mamede Rodrigues funcionará exclusivamente para esse tipo de demanda. Além disso, os pacientes em isolamento domiciliar terão um serviço de apoio psicológico.

Texto: Calorina Durães

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *