Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

O Casarão, um dos tradicionais imoveis do casario de Amarante, está se transformando em um verdadeiro espaço de potencialização da cultura e da arte por meio do aproveitamento e da valorização de talentos da cidade.

Os responsáveis por este novo contexto do lugar são o coreógrafo Valdemar Santos – de Amarante, o jornalista Vicente de Paula – de Teresina, e o pedagogo Paulo Gomes – de Brasília.

O espaço – situado à Rua das Flores, no Centro de Amarante, é a sede do projeto, que atualmente conta com 35 alunos. O objetivo, segundo os idealizadores, é oportunizar a crianças, jovens e idosos a descoberta de novos talentos por meio da dança, da música e da forma de pensar, preservando as tradições e construindo novos talentos.

Em razão da pandemia, as atividades são desenvolvidas remotamente e de modo presencial considerando os protocolos no combate à disseminação do novo coronavírus.

O Somos Notícia conversou com os idealizadores do projeto. Vicente de Paula falou da experiência de criar conexões culturais entre todas as idades. Valdemar Santos enfatizou seu amor à cultura de Amarante, como também da estilização das tradições existentes na sua terra natal. Paulo Gomes afirmou que as oportunidades artísticas o trouxeram a Amarante e que o projeto lhe transforma porque as pessoas do lugar se sentem mais felizes.

Jornalista Vicente de Paulo

“Quando a gente se encontrou em Brasília, já pensava em montar um espaço para potencializar as atividades culturais que a gente já organizava, a exemplo de saraus, blocos de carnaval, espetáculos de dança e teatro, exposições, dentre outros. Em Amarante a gente vai dar continuidade a essas atividades culturais. Antes, não tínhamos um espaço propício, e agora já temos como potencializar ações como aulas de dança e de libras, saraus, exposições. Vamos atuar com crianças e pessoas com deficiência, e ainda possibilitar uma conexão entre gerações com a participação de pessoas com mais idade por meio dessas atividades. Essa rua das flores é incrível por esse caráter histórico que tem,”

Coreógrafo Valdemar Santos

“Para mim é emocionante poder retornar a Amarante. Eu acredito que o meu retorno aconteceu na hora certa. O casarão é uma grande realização. Nós acreditamos muito nesse poder de confluências e encontros. O Auto de Natal (um dos seus projetos) foi algo significativo e marcante pois possibilitou um reencontro entre artistas da cidade, de pessoas que me inspiram muito. Estou pensando em criar o projeto de resgate de releitura da peça ‘Amarante nossa de cada dia’ com o máximo de elenco original. Tenho grande afeição pela Sibita, que me ensinou muito sobre as tradições que queremos trazer de volta, aqui no Casarão. Este espaço veio num momento de tentarmos resgatar muita coisa, pois Amarante é um polo cultural, turístico e artístico que precisa apenas se organizar. Nós trabalhamos para ser independentes nesse novo espaço e não pretendemos nos vincular diretamente a nenhum órgão público, e sim ter parcerias em todas as esferas como oportunidade de mostrar que a cultura também é um empreendimento. O Casarão Equilíbrio Cult tem um grupo para blocos de carnaval com apresentações virtuais, em lives. Atualmente temos 35 alunos, muitos com aulas remotas, alguns até mesmo na França, São Paulo e Brasília. Eu estou bastante feliz e muito empolgado, pois a cidade acolheu muito bem o nosso projeto. Estamos construindo muitas parcerias principalmente com a população de Amarante e com os artistas do lugar.

Somos três artistas que vamos juntos buscar dar sustentabilidade ao nosso projeto. Nós acreditamos que estamos muito felizes por termos chegado à rua das Flores, onde fomos muito bem acolhidos. A gente comunga das mesmas ideias, se apoia e tem muita afinidade nessa questão cultural com envolvimento de crianças, jovens e idosos. A tradição deve ser mantida e cuidada, mas para atrair os jovens, a gente precisa ser estilizada e atualizada, desenvolvendo novas formas de atrair os jovens. A gente tem feito as coisas sempre da mesma forma e os jovens querem novidades, pois a ideia é formar pensadores e agitadores culturais capazes de transformar. O Casarão é um lugar pensado e planejado para que as pessoas possam vivenciar a arte, usufruindo de todos os benefícios cognitivos corporais e afetivos. A gente entende a arte e a cultura como um alívio à alma, que necessita de música, de dança, literatura. Nós queremos que a população abrace esse projeto e sinta-se acolhida.”

Pedagogo Paulo Gomes

“O que me trouxe a Amarante foram as oportunidades artísticas, os vínculos, as redes. Esse projeto transforma a minha vida. As pessoas se sentem mais felizes na comunidade. Fazemos aulas de danças, onde os exercícios são baseados no ritmo das músicas. Isso é importante, pois eu como pedagogo acredito que estamos dando autonomia. Tudo o que repassamos aos alunos tem como eles reproduzirem em casa com a família, com os amigos. Assim, possibilitamos que eles ampliem seus espaços de conhecimento, tanto das atividades da escola quanto leituras, músicas e danças. Muitos confundem lazer com cultura e aqui nós mostramos essa diferença a partir do aproveitamento desse leque de artistas que tem o lugar. A Elisa (aluna de dança) está aqui, participando das atividades, com o filho. Esse é o ambiente que oferecemos, dando oportunidade de desenvolver muito mais a cultura. Pois podemos consumi-la e estamos dispostos a dar a chance das pessoas potencializarem seus talentos, pois estamos abertos a mostrar que podemos consumir mais a cultura e arquivá-la para que ela seja vista por Amarante e pelo mundo.

Aluna Elisa

O projeto está me ajudando de várias formas. Eu não gosto muito de academia, e aqui eu consigo suprir minhas necessidades de fazer as atividades físicas. Para mim está sendo maravilhoso! Estou participando desses espaço com o meu filho. Nós recomendamos a todos, pois o pessoal é atencioso e carismático!

Para contato com os organizadores, basta procurar nas redes sociais: Negro Val, Casarão Equilíbrio Cult, Vicente de Paula e Paulo Gomes. telefone para contato: 86 995619514

Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
Vicente de Paula
casarao equilibrio cult DSC 0975 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0982 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0983 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0985 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1000 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1006 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1013 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1015 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
Valdemar Santos
casarao equilibrio cult DSC 1023 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1027 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1034 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
Paulo Gomes
casarao equilibrio cult DSC 1042 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1046 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1047 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1001 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1003 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1004 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1007 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1020 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 1031 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0976 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0977 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0981 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0988 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0990 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0991 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0995 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0964 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações
casarao equilibrio cult DSC 0963 1 Casarão Equilíbrio Cult, em Amarante, valoriza a arte conectando gerações

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist