Encontro de Secretários em Amarante turismo

Amarante sedia I Encontro de Secretários de municípios que estão no Mapa do Turismo Nacional

Hospital de Olhos
Publicidade | Somos Notícia

Amarante sediou na manhã deste sábado (21) na Câmara de Vereadores o I Encontro de Secretários de Cultura e Turismo de municípios da região do Médio Parnaíba que estão no Mapa do Turismo Nacional.

Ao todo, sete secretários estiveram no evento, que também foi considerado uma roda de conversa para troca de experiências entre os participantes.

O secretário de Cultura e Turismo de Monsenhor Gil, Miro Silva, considera que os municípios vivem um novo momento de expectativas. “Depois da inclusão os municípios (no Mapa do Turismo Nacional) passa a existir uma expectativa de poder alavancar o turismo sustentável da nossa região. Esse encontro é um chamamento para uma unidade, pois acreditamos que podemos conquistar muita coisa através dessa união.”

Clique no banner e faça suas apostas | Somos Notícia

O encontro de secretários, segundo o chefe de Gabinete de Amarante – Josineide Amorim, é importante porque a Cultura e o Turismo são ainda pouco explorados na região e no Piauí. “Um encontro como este, evita que o secretário esteja sozinho, pois a união entre eles, leva à troca de experiências. Essa discussão é importante porque cada um mostra o seu potencial turístico e ainda permite que se conheça os outros municípios.”

O secretário de Educação de Amarante, Ironilson Lima, também esteve no encontro. Ele reforçou a importância da roda de conversa sobre as potencialidades turísticas locais. “Amarante não fica de fora desse cenário de municípios com grande potencial turístico. A gente recebe nos finais de semana diversos ônibus lotados que procuram nossa cidade. Esse debate, sem dúvida, é finalizado deixando todos os participantes fortalecidos acerca da força turística que cada município possui.”

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Valença, Josilane Lopes Martins, considera que os municípios que estão no mapa do turismo estão de parabéns. “Valença, a exemplo dos demais municípios, conseguiiu cumprir as regras determinadas pelo Ministério. Nessas reuniões, a gente procura discutir a elaboração de projetos em busca de recursos para os municípios.”

O evento, realizado a partir das 9h – na Câmara de Vereadores, foi conduzido pelo cerimonialista Oliveira Marrom. O secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão, deu as boas vindas aos secretários abrindo o encontro.

“Participar do mapa do turismo é uma conquista grande para esses 30 municípios do Piauí. Hoje, estamos reunidos para debater alguns temas como financiamentos e captação de recursos, como também potencializar nosso turismo. É também uma forma de confraternizar e conhecer os demais colegas dos outros municípios”, disse ele.

Amarante, segundo Ronaldo Brandão, reuniu no evento, sete secretários. Estiveram na roda de conversa secretários de Amarante, Monsenhor Gil, Valença, Teresina, Oeiras, Santa Cruz dos Milagres e José de Freitas.

O Secretario municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) de Teresina, Venâncio Cardoso, esteve no encontro, que foi considerado pelos participantes uma confraternização e também um momento de troca de experiências.

Venâncio Cardoso falou das suas experiências na pasta em Teresina e dos pontos fortes do turismo da capital. “Eu apenas agradeço a todos pela oportunidade, pois fiquei feliz em estar em Amarante hoje. Esse bate-papo é importante. A força de Teresina vem dos serviços e dos negócios. Os principais pontos fortes da capital são Saúde, Educação, Tecnologia e Moda. E, Teresina, por não ter área de lazer, nossos turismo é voltado a essas áreas. Consequentemente, tudo o que envolve movimento econômico agrega o turismo, pois o turista é aquele que se desloca, se alimenta e dorme, movimentando a economia do lugar.”

Participaram também da roda de conversa empresários de Amarante, a exemplo do proprietário do Lira Eco Parque – Haroldo Lira, a guia turística Joselene Ferreira, a representante do Conselho Municipal de Turismo de Amarante – Nildes Pereira, a cuidadora do Museu do Divino – Teresinha Leal, a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo – Sônia Setúbal e o representante do Quilombo Mimbó, Rodrigo Miranda.

Fotos: Denison Duarte| Somos Notícia

Publicidade | Somos Notícia

Publicidade | Somos Notícia
Publicidade | Somos Notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *