Press "Enter" to skip to content

Amarante comemora meta alcançada no Ideb; escola de Areias tem resultado histórico

Last updated on 16 de setembro de 2020

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria de Educação, comemorou a meta alcançada com nota de 4.2 no índice.

O secretário municipal de Educação, Valmar Júnior, falou com o Somos Notícia e disse que os números refletem os investimentos feitos no município. “Ficou comprovado que houve uma evolução significativa nos dados da educação no município. Nós colocamos em prática um projeto de melhoria do Ideb em 2017 e 2019 possibilitando um acompanhamento diferenciado aos alunos com material específico para que o professor pudesse trabalhar em sala de aula”, disse ele.

Em 2019, os professores, segundo o secretário, “foram capacitados com a construção do material específico e alunos eram submetidos a testes simulados semelhantes às avaliações do ideb”. “A gente direciona o ensino do aluno com material específico e fica avaliando ele durante o ano”, finalizou.

Quando o secretário menciona a evolução da educação no município, ele faz um comparativo dos resultados de 2009 a 2019 – quando o ideb de Amarante saiu de 2.8 para 4.2, respectivamente.

A Escola Peter Pan, situada no bairro Areias alcançou uma nota expressiva. “Foi a melhor nota da história de Amarante com 5.2. A escola chegou a superar a nota geral do município. O Complexo Escolar da Lagoa teve nota 4.6. A Unidade Escolar São João Batista alcançou 4.1. A escola Paulo Guimarães da Malhadinha foi a quarta melhor com 3.9. A escola Vereador Epitácio Soares, na Nova Olinda, obteve 3.6, a escola Francisco Ferreira, no Assentamento Araras, alcançou 3.4 e a escola Deputado Sousa Santos 3.

O prefeito abraçou a nucleação de escolas do município, o que, segundo Valmar Júnior, mudou completamente esse cenário. “Antes da nucleação, somente quatro escolas fizeram a avaliação do Ideb, e hoje nove escolas participaram. Um dos critérios do Ministério é ter um mínimo de alunos para avaliação. Havia, portanto, várias escolas com salas de apenas quatro alunos. A união desses alunos por meio da nucleação permitiu que chegássemos ao quantitativo mínimo”, finalizou.

O prefeito Diego Teixeira falou sobre o assunto comemorando o resultado em redes sociais. Ele disse que hoje foi um “dia de orgulho para todos os amarantinos”.

“Hoje é um dia de orgulho para todos os amarantinos. Recebemos a nota do Ideb, o índice que avalia a qualidade das escolas públicas, e avançamos muito, com destaque para a escola Luís Mendes ( Peter Pan), que saiu de 3,4, em 2015, para 5,2, em 2019, acima da média do estado. Quando assumimos a Prefeitura, em 2017, tínhamos o grande desafio de melhorar a qualidade do ensino da nossa cidade. Hoje esse índice mostra que estamos no caminho certo. Reformamos quatro escolas, ampliamos e construímos 13 salas, implantamos a primeira creche da cidade e apostamos na qualificação e valorização dos professores. Nós avançamos muito em quatro anos e o nosso objetivo é avançar ainda mais. Parabéns a todos os professores, coordenadores, diretores de escola e alunos. Essa é uma conquista coletiva! Obrigado a todos!”

Foto: Leomar Duarte | Somos Notícia
WhatApp & Facebook
  •  
  •  
  •  

Publicidade | Somos Notícia

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *