Menu...

19 de novembro de 2018

Adapi em Amarante deve imunizar 12.5 mil animais contra a febre aftosa


Hospital de Olhos

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está realizando a segunda etapa de imunização contra a febre aftosa em todo o estado.

De acordo com o órgão, em Amarante há 12.5 mil bovinos, que devem ser vacinados. A demanda em toda a região da jurisdição é de 32 mil animais, incluindo Amarante, Regeneração, Jardim do Mulato, Francisco Ayres, Arraial e Angical do Piauí.

“Os criadores da nossa área de atuação são parceiros nossos, e têm contribuído bem com os índices vacinais no estado do Piauí”, afirmou o médico veterinário da Adapi em Amarante, Gerardo Lira.

Segundo ele, nessa etapa de vacinação, somente devem ser imunizados os animais de até 2 anos. A meta é vacinar 100% do rebanho.

“O objetivo é passarmos a ser uma área livre sem vacinação. Neste momento estamos na penúltima etapa de vacinação onde somente os animais de até dois anos devem ser imunizados”, completou.

O gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi no estado, Idílio Moura, recomenda que os criadores não deixem de declarar a vacinação na Adapi.

“Nós conclamamos a todos os criadores de bovinos e bubalinos que efetuem a vacinação dos seus animais até o dia 30 de novembro, e até o dia 15 de dezembro faça a certificação ou a declaração da vacinação dos animais nos escritórios da Adapi onde o criador é cadastrado”, disse o gerente.

O Piauí está desenvolvendo um plano estratégico para a retirada da vacina em 2020. Trata-se da última experiência de vacinação contra a a febre aftosa. “Para iso, precisamos ter um bom índice no estado para termos uma área livre sem vacinação”, finalizou Gerardo Lira.

Tags:

Comente aqui

Nullam leo risus. neque. adipiscing Praesent