Press "Enter" to skip to content

Covid-19: ‘Precisamos melhorar o isolamento social’, disse secretário de Saúde de Água Branca ao Somos Notícia

Last updated on 3 de junho de 2020

O município de Água Branca aparece no Painel Epidemiológico da Covid-19 com 108 casos confirmados e 07 óbitos, números atualizados na noite dessa terça-feira (02) pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

No saldo de casos positivos, embora Água Branca apareça atrás apenas de Teresina, Parnaíba, Picos, Barras, Campo Maior e Esperantina, o município tem se destacado na região do Médio Parnaíba com a execução de medidas de controle e enfrentamento ao coronavírus.

Em conversa com o secretário municipal de Saúde, David Wilames, ele disse ao Somos Notícia que, infelizmente, “no município o isolamento social não teve números favoráveis”. Outro fator, para o elevado número de casos confirmados, segundo ele, está relacionado ao município ser polo na Economia e na Saúde, o que faz aumentar a demanda de atendimentos a pessoas de todo o Médio Parnaíba.

“A incidência está grande. Somos uma cidade polo na parte Econômica e na Saúde. Por outro lado, mais de 80% dos nossos casos são leves, com tratamento em domicílio. O que precisamos é, com ações conjuntas, melhorar o isolamento social, identificar o numero máximo de casos para trabalhar com a nossa realidade, prevenindo e tratando, para conseguir baixar a curva”, considerou o secretário.

Ele assegura ainda que o município tem mantido o firme compromisso de enfrentamento ao coronavírus por meio de decretos e orientações ao público. “Seguimos todos os decretos a nível nacional e estadual, estamos realizando todas as recomendações científicas, e somos a cidade que mais testou na região. A vigilância sanitária está fazendo a parte dela, assim como todos os segmentos da saúde.”

David Wilames finalizou a entrevista dizendo que “nesse momento que o país não tem como testar em massa, a melhor arma é o isolamento social”

No cenário atual, o boletim do município de Água Branca traz os seguintes números: 108 casos confirmados, 258 descartados, e 366 notificações. No boletim, 34 aparecem como recuperados, 07 óbitos, 64 em isolamento domiciliar, 00 em leito clínico e 03 em leito de UTI.

O sétimo óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (02). Segundo o secretário, trata-se de uma idosa sem comorbidades e que estava em leito de UTI.

Confira os decretos criados pela Prefeitura de Água Branca como medida de enfrentamento ao coronavírus.

026/2020
Prorroga e determina nas redes publica e privada, a suspensão das aulas, como medida excepcional para enfrentamento ao Covid-19 (novo Corona Vírus), e dá outras providências.
(Publicada em 30 de Abril de 2020)

025/2020
Prorroga as medidas previstas no decreto municipal nº 018/2020 que declara estado de calamidade pública em todo território do Município de Água Branca, para fins de prevenção da Covid-19, e dá outras providências.
(Publicada em 30 de Abril de 2020)

024/2020
Dispõe sobre a obrigatoriedade de uso de máscara de proteção e outros recursos necessários à prevenção da disseminação do Corona Vírus, causador da Covid-19, em todos os espaços públicos de Água Branca.
(Publicada em 24 de Abril de 2020)

021/2020
Dispõe sobre o funcionamento das atividades de indústria, comércio, logística e sociais, para atendimento mínimo ás demandas da população de Água Branca e do poder público, na vigência do “estado de calamidade publica”, decorrente do novo corona vírus(COVID-19), no Município de Água Branca.
(Publicada em 31 de Março de 2020)

020/2020
Prorroga e determina, nas redes pública e privada, a suspensão das aulas, como medida excepcional para enfrentamento ao COVID-19(novo Corona vírus), e dá outras providências.)
(Publicada em 31 de Março de 2020)

019/2020
Determina a suspensão das atividades comerciais e de prestação de serviços, em complemento ao decreto nº 018/2020, de 20 de março de 2020, que determina as medidas excepcionais que especifica, voltadas para enfrentamento da crise de saúde pública decorrente da COVID-19, e dá outras providências.
(Publicada em 23 de Março de 2020)

018/2020
Declara estado de calamidade pública em todo território do Município de Água Branca estado do Piauí, para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19(Corona Vírus), e dá outras providências
(Publicada em 20 de Março de 2020)

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *